Cartas na Mesa

“Infelizmente o Censo foi feito pelo IBGE em meio a muitas dificuldades”, diz João Ricardo

O analista de planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva, conversou sobre os desafios enfrentados na realização do Censo 2022 no Estado.

Ian Sousa/Ipolítica

Atualizada em 26/07/2023 às 14h48
Os jornalistas José Linhares Jr e Gilberto Léda entrevistaram João Ricardo na noite desta terça-feira. (Paulo Soares)

SÃO LUÍS- O Cartas na Mesa desta terça-feira (26) debateu sobre os erros e os acertos do Censo Demográfico de 2022 no Maranhão. O analista de planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva, conversou sobre as expectativas, realizações e impressões da pesquisa no Estado.

Ao Cartas, João Ricardo disse que o Censo Demográfico de 2022 foi comprometido e enfrentou grandes percalços. Ele cita entre os principais problemas a falta de verbas e o quantitativo insuficiente de pessoal no IBGE para realização da pesquisa.

De acordo com Ricardo, o intervalo de um Censo para o outro sem a realização da pesquisa censitária no ano de 2015 contribuíram para as polêmicas em torno dos números divulgados. Muitos políticos e gestores de municípios questionaram o órgão por causa de dados preliminares  divulgados em dezembro.

Ricardo afirma que de fato esses dados preliminares atrapalharam, mas que essas diferenças já eram esperadas, pois eram apenas projeções feitas por funcionários do Órgão. "Nós do IBGE já sabíamos, pra nós a reação não foi nenhuma novidade a gente se preparou a gente sabia que existia uma expectativa em alguns locais que seria frustrada" disse.

Continua após a publicidade..

Segundo o analista, o IBGE tinha duas opções: terminar a pesquisa no prazo costumeiro sem que tivesse sido bem feita ou continuar e entregar um bom dado para a população. “Com esses percalços o IBGE tinha duas opções: encerrar um censo dentro do prazo costumeiro sem que ele tivesse sido bem feito, ou continuar e o IBGE optou por continuar para entregar um bom dado para a população" declarou João Ricardo.

Na entrevista, Ricardo respondeu ainda dúvidas dos nossos jornalistas e explicou a dinâmica e o processo para realização do Censo por parte do IBGE.

Assista ao programa completo abaixo: 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.