"PROTOCOLO"

Banco do Brasil encerra conta de Jair Bolsonaro sem aviso prévio

Conta havia sido aberta em dezembro de 2022 e tinha um saldo de $ 135 mil

Ipolítica

Família do ex-presidente acredita em perseguição. (Reprodução)

BRASÍLIA - De acordo com o site Metrópoles, o Banco do Brasil encerrou a conta do ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos devido a questões de compliance. A empresa alegou possuir "protocolos rígidos de acompanhamento das movimentações financeiras de seus clientes" e respeitar integralmente a legislação e regulamentação bancária nos países onde atua.

A conta em questão havia sido aberta em dezembro no BB Americas, braço do Banco do Brasil nos EUA, e continha um saldo de 135 mil dólares, que posteriormente foram convertidos em reais e transferidos para outra conta do ex-presidente no Brasil.

Apesar de questionada sobre os motivos específicos que levaram ao encerramento da conta no exterior, a empresa não forneceu detalhes, citando o respeito ao sigilo bancário.

Em junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de R$ 447 mil em uma conta de Bolsonaro no Brasil. Essa medida foi tomada para garantir o pagamento de sete multas, totalizando mais de R$ 1 milhão, aplicadas pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, devido ao descumprimento de normas sanitárias durante a pandemia de Covid-19. Na ocasião, o então presidente havia participado de manifestações em São Paulo sem utilizar máscara.

Após o bloqueio da conta, aliados de Bolsonaro iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos via Pix para ajudá-lo a quitar as multas decorrentes de processos judiciais. Algumas semanas depois, o ex-presidente informou que as doações já haviam sido suficientes para cobrir os valores.

Continua após a publicidade..

Vale ressaltar que o Banco do Brasil reforçou que sua política de sigilo bancário impede comentários sobre movimentações financeiras específicas de seus clientes, tanto no Banco do Brasil quanto no BB Americas.

Abaixo a Nota do banco:

“O Banco do Brasil informa que dispõe de protocolos rígidos de acompanhamento das movimentações financeiras de seus clientes e que tanto o BB como o BB Americas respeitam integralmente a legislação e regulamentação bancária nos países em que atuam.

Em respeito ao sigilo bancário, nem o BB nem o BB Americas comentam movimentações financeiras específicas de seus clientes.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.