SÃO LUÍS- O governo federal publicou a Medida Provisória que inclui mudanças em diversos cargos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e reestrutura e amplia o quadro de servidores. Com isso o número de vagas no concurso público deve aumentar.
Nesta quarta-feira (19), o governo publicou as autorizações para a realização de 14 concursos públicos que, somados, possuem 2.160 vagas. As portarias foram divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Foram transformados os cargos vagos de técnicos para 562 analistas administrativos e 577 analistas ambientais. Além disso, há 967 cargos de analistas ambientais e 330 de analistas administrativos abertos. Com isso, a disponibilidade para concurso público agora é de cerca de 900 analistas administrativos e de 1.500 analistas ambientais.
Nas redes sociais, a superintendente do Ibama no Maranhão, Flávia Alves, comemorou o aumento da equipe do órgão no Estado. Segundo Flávia Alves, a notícia da reestruturação possibilita chamar os atuais aprovados no último concurso e habilita também a abertura do novo certame, que já está previsto pelo governo federal. “O aumento dessa equipe técnica é uma condição necessária para alcançarmos os objetivos dessa gestão, do que a ministra nos orienta nas superintendências que é o desmatamento ilegal zero, proteção da zona costeira, etc”, disse.
A superintendente enfatizou que é necessário um aumento do número de profissionais para fortalecimento do Ibama no Maranhão. “No Maranhão, no último concurso, nós tivemos a chegada de técnicos ambientais e agora esperamos chegar, pelos menos, alguns analistas ambientais. Estaremos, certamente, mais fortalecidos com esse novo concurso”, afirmou.
Continua após a publicidade..
Os cargos são justamente os indicados no pedido encaminhado pela autarquia para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. A reestruturação no Ibama, que precede a nova autorização de concurso, já vinha sendo discutida desde o mês de março deste ano.
Saiba Mais
- Servidores do Ibama prometem suspender fiscalização ambiental
- Ibama estabelece diretrizes de ações ambientais para 2024
- Servidores do Ibama no Maranhão são condenados por corrupção passiva
- Ibama prepara brigadas indígenas do MA para combater incêndios florestais
- Othelino consegue nomeação de irmã no Ibama no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias