Energia elétrica

Equatorial Maranhão divulga Plano Operacional para o fornecimento de energia durante as festividades juninas

Plano ter por objetivo manter o fornecimento com maior continuidade e segurança para toda a população.

Publipost / Equatorial Maranhão

Atualizada em 05/06/2023 às 09h23
O plano entra em vigor neste domingo (4) e vai até o último dia de festejo. (Foto: Divulgação / Equatorial)

SÃO LUÍS - Quando o assunto é São João, as atrações culturais e comidas típicas atraem pessoas de todo o país. Mas, o que não pode ficar de fora mesmo é a energia elétrica, que está presente em todos os momentos e que garante que as festas aconteçam. Para assegurar o conforto e a tranquilidade durante os dias desse grande evento, a Equatorial Maranhão preparou seu Plano Operacional para o São João de 2023, que tem como objetivo manter o fornecimento com maior continuidade e segurança para toda a população.

Ações antecipadas de manutenção preventiva

A estruturação do plano começou bem antes, com a realização de ações preventivas de manutenção, que ocorrem constantemente, e foram intensificadas com o objetivo de aumentar a confiabilidade das redes elétricas nesse período. Dentre essas ações estão: inspeção prévia da rede, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores.

O plano entra em vigor neste domingo (4) e vai até o último dia de festejo, mobilizando mais de mil profissionais entre engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, eletricistas, equipes comerciais e equipes de campo com estruturas de grande porte e caminhões de Linha Viva (que permitem a execução de serviços mais complexos sem precisar desligar a energia). Todos estarão em regime de plantão, prontos para atender possíveis demandas durante o período de São João.

As equipes envolvidas no plantão especial estarão posicionadas em pontos estratégicos dos principais arraiais definidos pelas prefeituras e Governo do Estado e estarão munidas com tecnologia de comunicação, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, agilizar o atendimento às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica.

O Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Luis Filipe Leal, explica que o plano envolve estratégias para agilizar o atendimento e manter a máxima continuidade de energia para todos. “Nós desenhamos um plano robusto, alinhamos nossas atividades e organizamos um fluxo de atuação para que em qualquer situação emergencial saibamos como agir rapidamente, e dessa forma os clientes tenham máxima continuidade no fornecimento de energia e possam curtir as festas juninas com o conforto da energia disponível e possam ter um atendimento ágil”, pontuou Leal.

A Distribuidora conta com tecnologia avançada para agilizar as resoluções de possíveis situações emergenciais. “Contamos com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do COI”, destaca o Gerente de Operações.

Atendimento no período do São João

O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br. Em casos de necessidades os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

Segurança com a rede elétrica

Nos arraiais é bastante comum o uso de bombinhas, rojões, fogueiras para aquecer os pandeirões e enfeites juninos como bandeirinhas e balões de papel. E diante dessas situações a regra mais importante é sempre manter distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a rede.

A Executiva de Segurança da Equatorial Leiziane Carvalho, chama atenção para que ninguém realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. “Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de colocar energia elétrica no seu evento ou ponto de venda, solicite uma Ligação Provisória de energia junto à Equatorial”, ressalta. Essa solicitação deve ser feita em um ponto presencial de atendimento da Distribuidora e o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar (isso vai variar de acordo com a quantidade e tipos de equipamentos que vai utilizar) e apresentar os documentos juntamente com endereço completo e aguardar o prazo.

Além disso, nesse período é importante redobrar a atenção no trânsito e evitar acidentes. Muitos deles ocasionam sérios danos às vítimas e causam também transtornos de falta de energia com quebras de postes em vias públicas. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.