Covid-19

Vacinas bivalentes: mais de 400 mil doses do imunizante foram aplicadas no Maranhão

A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteção contra casos graves e óbitos pela doença.

Imirante.com, com informações do Ministério da Saúde

Atualizada em 28/09/2023 às 06h32
Estão aptos a receber o imunizante bivalente todos os brasileiros maiores de 18 anos que tenham completado o ciclo inicial com as duas doses da vacina. (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

MARANHÃO - Ao todo, 407.815 pessoas reforçaram a proteção contra a Covid-19 por meio das doses das vacinas bivalentes. O balanço se refere aos dados de vacinação informado pelo governo do Estado até esta sexta-feira (2). 

Em todo o Brasil, mais de 21,3 milhões doses de vacinas bivalentes foram aplicadas. Estão aptos a receber o imunizante todos os brasileiros maiores de 18 anos que tenham completado o ciclo inicial com as duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose.

A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteção contra casos graves e óbitos pela doença. Para retomar as altas coberturas vacinais do Brasil, o Ministério da Saúde promove o Movimento Nacional pela Vacinação. Um dos principais objetivos é reconstruir a confiança da população nos imunizantes.

“Orientamos que os municípios aproveitem a oportunidade da visita das pessoas à unidade de saúde para atualizar a imunização contra a Covid-19 e, se for possível, atualizar outras vacinas pendentes no calendário de cada um”, reforça o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Por que devo tomar a dose de reforço? 

Mesmo que você já tenha tomado as doses do esquema primário de vacinação, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.

Todos os imunizantes ofertados à população são testados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de serem disponibilizados. Na fabricação, depois de feitos todos os testes, a empresa precisa apresentar a documentação referente aos resultados das pesquisas. Assim, técnicos da Anvisa verificam os dados de segurança, eficácia e qualidade do imunizante para, então, liberar a comercialização. Os imunizantes disponíveis nos postos de saúde passaram por todo esse processo e têm a segurança garantida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.