Formação profissional

Inscrições do curso Bolsa Família na Saúde terminam no próximo domingo (28)

São 600 vagas para profissionais da saúde, estudantes e demais interessados que acompanham a iniciativa.

Ministério da Saúde

O Bolsa Família é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social. (MDAS)

BRASIL - Termina no próximo domingo (28) o prazo para inscrição no curso Bolsa Família na Saúde, por meio da plataforma UniverSUS. A oferta educacional é gratuita e tem carga horária de 20 horas. São 600 vagas para profissionais da saúde, estudantes e demais interessados que acompanham a iniciativa nos Estados e municípios, e que atuam ou atuarão diretamente no programa. 

Com a formação profissional, os alunos poderão ter maior compreensão do funcionamento do programa nas três esferas (federal, estadual e municipal), além da importância do acompanhamento das condicionalidades de saúde para o público beneficiário e como usar o Sistema Bolsa Família na Saúde na plataforma e-Gestor. 

Confira a ementa da habilitação: 

  • O que é o Programa Bolsa Família;
  • Principais características do PBF na Saúde;
  • Os compromissos do SUS no Programa Bolsa Família;
  • As condicionalidades de saúde;
  • Assistência integral à saúde do público beneficiário;
  • Organização da saúde;
  • Vigências;
  • O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde;
  • A operacionalização do sistema; e
  • As funcionalidades do sistema. 

Bolsa Família 

O Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza. O programa também oferece ferramentas para a emancipação socioeconômica. O objetivo é garantir a oferta das ações básicas e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias, contribuindo para a sua inclusão social. 

A agenda de saúde do Bolsa Família no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o cumprimento do calendário vacinal e o acompanhamento do estado nutricional das crianças. Assim, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.