Para arcar com custos

Maranhense de 20 anos aprovada em mestrado em Portugal faz campanha online

Luana de Souza é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual do Maranhão.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 12/05/2023 às 18h21
A jovem maranhense, vinda de escola pública, conquistou uma vaga para fazer graduação e mestrado na Universidade Beira Interior. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Aos 20 anos, a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, Luana de Souza, já é um exemplo de dedicação. A jovem maranhense, vinda de escola pública, conquistou uma vaga para fazer graduação e mestrado na Universidade Beira Interior, na cidade da Covilhã, em Portugal. Agora, em busca da realização do intercâmbio estudantil, Luana decidiu criar uma vaquinha online para levantar recursos e chegar ao país europeu antes do início das aulas.

“Desde 2021 surgiu um interesse por estudar fora. Conheci algumas pessoas que relataram suas experiências e isso despertou algo dentro de mim. Acredito que vou ter muitas oportunidades no exterior e, assim, serei uma grande profissional no futuro”, disse a estudante.

Trajetória

Filha de uma ex-empregada doméstica e moradora do bairro Coroadinho, periferia de São Luís, a maranhense é a primeira da família a cursar ensino superior. Para a estudante, o estudo é o principal pilar na mudança de realidade.

“Eu acredito que a educação é a chave para transformar o mundo, o conhecimento que irei adquirir será muito importante para a minha formação, mas também retribuirei à sociedade todo o conhecimento e aprendizado que irei adquirir. Acredito que o nosso papel na vida é lutar pelos nossos sonhos e também ajudar as pessoas a realizarem os seus”.

Desafios

Agora, enfrentando os desafios de levantar recursos necessários para estudar fora, a jovem está realizando uma campanha de arrecadação para angariar fundos e garantir que possa pagar as passagens aéreas, matrícula, moradia, alimentação e outras despesas relacionadas. De acordo com a estudante de arquitetura, o custo total da viagem é de R$ 28.555, 82. A contribuição pode ser realizada por meio do pix luanadesouzacontato123@gmail.com. Veja aqui a planilha:

Planilha de despesas da estudante. (Foto: Divulgação)

Sobre a Universidade Beira Interior:

A UBI tem cinco faculdades: Ciências, Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras, e Ciências da Saúde. As atividades de investigação são apoiadas por diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, financiados por programas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas. Estruturalmente, a UBI apresenta um gabinete de inovação e desenvolvimento – UBInnovative – responsável pelo apoio e gestão administrativa e financeira de projetos e resultados de I&D. Além disso, é ainda o responsável pelo apoio na procura de financiamento e a disseminação e implementação de tecnologias desenvolvidas bem como a sua proteção legal.

O ecossistema de investigação da UBI engloba 18 unidades de investigação de diversas áreas do conhecimento em alinhamento com as prioridades europeias, nacionais e regionais e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas. A incubadora/aceleradora de inovação e tecnologia UBIMedical/UBIExecutive potencializa a comunicação entre a academia e o mercado. A qualidade da UBI no ensino, na investigação e inovação tem sido reconhecida pela presença no U-Multirank, no Top 200 do THE Young University Ranking, e no nível 601-800 no THE’s World Universities Ranking.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.