SÃO LUÍS - O Ministério Público Federal do Maranhão (MPF/MA) venceu a categoria Prêmio da Sociedade do XI Prêmio República. A cerimônia aconteceu na terça-feira (9), em Brasília/DF. A inciativa vencedora foi “Investigação da execução das emendas parlamentares destinadas aos municípios maranhenses para o incremento do financiamento da saúde”, que mostrou recursos públicos destinados para a área no Maranhão.
A iniciativa que recebeu 1.101 votos (46,49%) originou-se da reportagem intitulada “Farra ilimitada”, de Breno Pires e Egberto Márcio Nogueira de Medeiros e Silva, publicada na Revista Piauí. O material, inclusive, concorreu no Prêmio República, na categoria Jornalismo.
“Eu acredito, inclusive, que sem ela [reportagem] nada disso teria sido feito. Foi uma votação que serviu para engrandecer o nosso trabalho. Quero agradecer a todos os 15 colegas que trabalharam de forma ordenada investigando ¼ dos municípios maranhenses, respeitando a independência funcional. Fizemos isso realizando inúmeras reuniões, debatendo argumentos. Foi uma construção ao longo de seis meses e, ainda hoje, sendo realizada com as ações civis públicas”, relatou o procurador da República Juraci Guimarães Junior, um dos autores do projeto, ao receber o troféu do presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.
Continua após a publicidade..
Também são autores da iniciativa os membros do MPF Tiago de Sousa Carneiro, Talita de Oliveira, José Raimundo Leite Filho, Flauberth Martins Alves, Carolina da Hora Mesquita Höhn, Marcilio Nunes Medeiros, Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, Thayná Freire de Oliveira, Thiago Ferreira de Oliveira, Diego Messala Pinheiro da Silva, Marília Melo de Figueiredo, Anne Caroline Aguiar Andrade Neitzke, Felipe Ramon da Silva Froes, Daniel Medeiros Santos, Paulo Henrique Cardozo e Lisanne Queiroz de Figueiredo Silva.
Em 2º lugar, ficou “Investigação em Perspectiva: o apoio da tecnologia na identificação de vínculos entre pessoas e grupos” com 524 dos votos (22,13%).
O projeto “Medidas de resgate da memória, verdade e justiça em relação às graves violações de direitos humanos ocorridas em Pernambuco durante a ditadura militar e o caso do Massacre da Granja São Bento” levou o 3º lugar com 257 votos (10,85%).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias