Estado Maior

Dino faz gestos para garantir reaproximação com Brandão

Clima descontraído em agenda do ministro da Justiça no Maranhão com governador é uma tentativa de aparar arestas entre os dois; ida de Carlos Brandão para direção do PSB será mais um gesto de Dino.

Ipolítica

Carlos Brandão e Flávio Dino estavam em clima descontraído na agenda do Ministério da Justiça no Maranhão nesta semana (Divulgação)

SÃO LUÍS - Desde quando foi anunciada a agenda do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), no Maranhão para entrega de equipamentos para o governo estadual que uma expectativa foi criada em relação o encontro em público de Dino com o governador Carlos Brandão (PSB). Afinal, como seria o tratamento entre os dois? Formal, somente? Amigável? Indiferente?

No fim, o encontro se mostrou descontraído e com poucas formalidades dando ares de que a relação de aliados dos dois estava de volta.

Mas não está ainda. O que o ministro da Justiça fez na entrega de equipamentos para a segurança pública foi gesto para Brandão, que já fez seus gestos para reconstruir a aliança balançada devido aos "rumos dos governo".

Flávio Dino quis mostrar que também fará esforços para que não haja o rompimento no grupo. Tentar aparar as arestas e assim caminhar juntos para tocar o projeto político traçado para o amplo grupo Dino/Brandão.

E novos gestos ainda virão. A previsão é de que na próxima semana, o governador maranhense vá para a direção do PSB no Maranhão. Ele assumirá a vice-presidência formando assim a dupla com Dino, que é presidente estadual. 

Após isto, a ideia é finalmente sentar e organizar a casa bagunçada por disputas por espaços de poder e por alguns acordos não cumpridos. 

Resta saber se a confiança será reestabelecida e Carlos Brandão caminhará efetivamente com Flávio Dino ao seu lado nestes quatro anos de mandato de governador.

É preciso união

Pesquisas internas mostram que a união de Carlos Brandão e Flávio Dino é imprescindível para uma possível vitória na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Continua após a publicidade..

Se os dois não caminharem juntos, o mais provável é que o grupo governista perca de novo o comando da capital.

O próprio Dino, em almoço em Brasília, comentou isto com Brandão dizendo que eles não poderiam perder de novo a prefeitura.

Suspenso

A escolha do novo desembargador do Maranhão pelo Quinto Constitucional tem novo capítulo. Uma decisão judicial suspendeu a reunião do Conselho da OAB que, nesta quinta-feira, 27, escolheria a lista sêxtupla para ser encaminhada ao Tribunal de Justiça.

A suspensão veio porque um grupo de advogados diz que não há transparência no processo eleitoral da ordem.

Dizem isto porque argumentam que advogados votaram sem estar aptos. Alguns por estar adimplentes e outros por ter feito o juramento depois do lançamento do edital para a eleição. 

Os advogados dizem que desde que terminou a eleição, o sistema disponibilizado para votação foi retirado do ar. Desta forma, sem possibilitar acesso sobre os dados completos da votação.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.