Críticas

Capelli faz críticas reportagem que mostrou imagens do 8/1

Ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional disse que as imagens foram editadas e mostradas em ordem cronológica invertida.

Ipolítica com informações da CNN

Ricardo Capelli criticou reportagem com imagens dos atos de 8 de janeiro (Divulgação)

BRASIL - O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, fez críticas à reportagem da CNN que culminou na demissão do então chefe da pasta, o general Gonçalves Dias. As declarações contra a liberação das imagens do dia 8 de janeiro no Palácio do Planalto foram dadas pelo ministro ao jornal Valor Econômico.

Na entrevista, Cappelli afirmou que “as cenas divulgadas pela emissora foram editadas porque inverteram a ordem cronológica dos acontecimentos, induzindo o espectador a uma falsa percepção sobre a conduta do chefe anterior do GSI” no ataque às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.

No dia 19, a CNN divulgou, com exclusividade, imagens de 22 câmeras do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram a ação dos agentes do GSI durante a invasão ao prédio. As imagens revelam que o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República esteve no Palácio no momento da invasão. O general Gonçalves Dias aparece circulando entre os invasores.

No mesmo dia 19, Dias pediu demissão do cargo de ministro. No Congresso, também como efeito da divulgação das imagens pela CNN, a base aliada do governo passou a apoiar a instalação de uma CPMI para investigar os atos de 8 de janeiro.

Não é a primeira vez que Cappelli faz críticas públicas à emissora. Há um mês, em sua conta do Twitter, ele publicou um texto com indiretas ao canal. Na ocasião, o comediante Pedro Cardoso havia participado de um debate ao vivo e se posicionou contrário ao tom do noticiário da CNN. O então secretário-executivo do Ministério da Justiça o elogiou e se igualou a um dos personagens interpretados pelo ator.

Continua após a publicidade..

“Pedro Cardoso é arte que alegra, provoca, comunica, representa, inquieta, gera reflexão e transforma. Faz o Brasil rir de si mesmo feliz e assustado ao encontrar Agostinho Carrara no espelho. Bravo”, escreveu.

No episódio envolvendo as imagens do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, apesar das críticas que o agora ministro interino do GSI faz à CNN, integrantes do próprio governo reconheceram o trabalho realizado pela emissora.

O ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, considerou que a CNN cumpriu o papel de informar o público ao divulgar as imagens do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto.

“O que vocês fizeram foi jornalismo. Receberam um conjunto de imagens de alguma forma e fizeram aquilo que o jornalismo tem que fazer: colocar a público. A mídia e o jornalismo têm a função de trazer isso a público”, disse Padilha.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.