COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

As maiores coisas do mundo

Nada como relembrá-las nesta época de megalomania.

José Ewerton Neto

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 

Os homens já foram capazes de construir grandes coisas. Nada como relembrá-las nesta época de megalomania de seus líderes, à direita e à esquerda, colocando seus egos acima de tudo que a humanidade já foi capaz de construir de portentoso. 

1.A maior torre.

A maior torre do mundo é a torre Eiffel desde que foi construída em 1889 em Paris com 300 m de altura.

Continua além de imponente, sedutora, tanto é assim que anos atrás a norte-americana Erika Eiffel ( como passou a se chamar) casou-se oficialmente com a mesma, em cerimônia transmitida ao mundo todo. Segundo ela, as razões que a levaram a se casar com a Torre é que, embora não tenha como escondê-la da cobiça das concorrentes por ser grande , sua grande vantagem é que lhe permanecerá eternamente fiel, ao contrário dos humanos. 

2. O maior caçador.

O maior caçador do mundo foi o norte-americano Bill Lowen, falecido em 1890 na Pensylvania. Em vida Lowen matou 400 ursos, 3.500 alces, 2.000 lobos, 400 raposas, 200 gatos selvagens, 75 lontras e 50 panteras.

Isso supondo que dê para acreditar em história de caçador...

Hoje em dia é melhor confiar que os maiores caçadores - e bote caçador nisso! - ( de votos) são os políticos brasileiros em época de eleição. Usando como arma alguns trocados, surrupiados da própria caça com o Fundo Eleitoral, eles conseguem exterminar a cada 2 anos as forças de centenas de burros, milhares de antas e milhões de otários. 

3.O maior palácio.

O maior palácio do mundo é o Vaticano, residência do Papa, que é dotado de 12 mil quartos, 800 salas de espera etc e... Uma cadeira de ouro maciço onde se senta o Sumo Pontífice.

É fácil supor que Jesus Cristo, caso viesse à Terra hoje e contemplasse seus sucessores sentados em cadeiras de ouro maciço , levantaria os olhos para o céu e imploraria ao Deus Todo Poderoso, como fez ao ser crucificado “ Perdoai-os meu pai , eles não sabem o que fazem!”

4. A maior palavra.

A maior palavra do mundo em qualquer dos idiomas vivo é grega e assim se escreve: lepadotemachoselarimmatosilphickarahomelitokatakechumemenokichlepikossuphosliokghlopeleiolagoosiraivbaphsstraga-nopterugon.

A gigantesca palavra significa um delicado manjar grego preparado com peixe, carne de vaca, de porco e de aves, portanto um cardápio tão variado em espécie de bichos, que cada letra deve significar uma espécie

A vantagem, para o restaurante, é que quando o cliente termina de pronunciar o pedido, já passou metade de sua fome. 

(Obs. Não perca a próxima edição desta crônica, com Mais das Maiores.)

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.