Alagamentos

Ruas e avenidas de São Luís ficam alagadas devido à forte chuva

Na Avenida Guajajaras, a chuva formou poças na pista e dificultou o trânsito na região.

Imirante.com

Atualizada em 09/04/2023 às 19h14
As fortes chuvas agravaram o transporte público e interromperam passagem de pedestres.

SÃO LUÍS - São Luís foi afetada por uma forte chuva na tarde deste domingo (9) que gerou muitos transtornos para moradores e motoristas da cidade. O acúmulo de água em diversas ruas e avenidas causou alagamentos, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Na Avenida Guajajaras, a água da chuva se acumulou na pista, deixando a área empoçada e dificultando o tráfego dos veículos que passaram pelo local. Já no São Cristovão, o acúmulo de água tomou conta de várias ruas, impedindo a passagem de pedestres e obrigando moradores a montarem proteções para o alagamento não invadir suas casas.

Com as fortes chuvas, a situação foi agravada pelas dificuldades enfrentadas pelo transporte público e pela interrupção da passagem de pedestres em alguns locais.

O Aeroporto Internacional de São Luís também foi afetado pela chuva que atingiu a cidade. A tempestade deixou a região alagada e causou interrupções no fornecimento de energia elétrica, o que gerou transtornos para os passageiros e funcionários do aeroporto. De acordo com relatos de testemunhas, a chuva rapidamente alagou as pistas e os arredores do aeroporto. A água invadiu as áreas de check-in, desembarque e embarque. Além disso, a falta de energia elétrica afetou os sistemas de iluminação, ar condicionado e elevadores, tornando a situação ainda mais caótica. Com a situação, os passageiros tiveram que enfrentar longas filas no local.

O saguão do Aeroporto Internacional de São Luís ficou alagado durante as fortes chuvas deste domingo (9).

Alerta para chuvas intensas mantido pelo Inmet

O Maranhão recebeu um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (8). O alerta laranja prevê chuvas intensas no Estado, e é válido até às 10h desta segunda-feira (10).

O alerta laranja indica alto grau de perigo. Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. As regiões afetadas podem sofrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Continua após a publicidade..

As regiões afetadas podem sofrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cidades em situação de emergência 

Ao todo, 64 cidades estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas no Estado do Maranhão. A cidade de Buriticupu decretou estado de calamidade pública, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas.

O CBMMA informou, também, que até o momento seis óbitos foram registrados em decorrência das fortes chuvas. A Defesa Civil permanece monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 21.400 cestas básicas; 34 mil litros de água e 3.450 colchões foram entregues.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.