COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Introdução à teoria do ciclo

Tudo nasce, cresce, vive, morre e...renasce. Até o Universo.

José Ewerton Neto

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 

TUDO É CÍCLICO. A vida é um ciclo, o sonho é um ciclo, o amor é um ciclo. Mesmo o nada é um ciclo: às vezes nos sentimos tudo, outras vezes nada. Tudo nasce, cresce, vive, morre e...renasce. Até o Universo. 

Uma nova teoria científica ( um sub-ítem da Teoria do Ciclo) diz que o Universo se expande a partir do Big-Bang mas, em algum momento do futuro, retornará num ciclo interminável. Tudo vai e volta, portanto: o ioiô; a paixão, a moda, o réveillon, as ações da bolsa, os ditadores da América Latina, a paz, a guerra, a felicidade, as enchentes, o carnaval, as pandemias, as dúvidas, as dívidas etc.etc.etc.etc. Quer saber mesmo? Até o etc. vai e volta.

Tem gente que acredita que a morte é definitiva, mas será? Quem ainda vivo já provou dela para saber? Quem nos garante que o espírito de alguém morto há milhões de anos não está tirando férias da eternidade dentro da gente? 

Absurdo? Talvez, mas o que pode haver de mais absurdo que a vida - como disse Clarice Lispector? E, dentro dela, o BBBrasil, o extremismo ideológico, os arrogantes de toda espécie, os matadores de crianças e os que dão perdão a eles. E, mesmo que não sejamos uma mera estação para espíritos vadios, alguém pode negar a verdade de que renascemos através de nossos filhos, netos, etc. num ciclo até agora, graças a Deus, interminável? 

Mas, e a velhice? Os incrédulos insistirão que a sua realidade contesta a teoria do ciclo. Ledo engano, caro leitor. Responda depressa, quem é mais jovem, o sujeito, de 90 anos, que viverá por mais 1 ano ou seu neto, de vinte, que morrerá daqui a meia hora? O ciclo, mais uma vez. Pois o tempo não passa de uma invenção humana (talvez desumana) e sábio foi Einstein que provou que o tempo era relativo, mas jamais se atreveu a entender o ciclo. Pois o Ciclo não aceita fórmulas, equações, regras, estudos e pesquisas, o Ciclo é o Ciclo. É ele que comanda e ponto final. 

Tanta força tem o Ciclo que muita gente desconfia que ele seja o próprio Deus, ou no mínimo, uma parte fundamental deste. A única diferença, na aparência, é que o Ciclo, ao contrário da imagem tradicional de Deus de um velhinho de barbas brancas , se parece com uma senóide, tão caprichosa quanto o Todo poderoso, que também gira e tem suas vontades.Se a ciência é falível, o Ciclo não é, e sempre faz tudo girar em torno de alguma coisa, voltando várias vezes ao mesmo lugar. E, assim, sempre estamos girando em torno de algo, os planetas, os satélites, os elétrons, os pensamentos, a esperança, a vontade de ser feliz. 

E fica claro, agora, que é por determinação do Ciclo, que fez começar e acabar esse texto e que me fará recomeçar outro adiante, na próxima sexta, a urgência de tomarmos uma frase que seja símbolo da Teoria, um verdadeiro postulado da mesma, tão simples em seu enunciado, mas tão verdadeira em sua essência, veracidade e vigor: Um dia é da caça, outro do caçador! 

Quer frase melhor para começar a entender, ainda que intuitivamente, as Leis do Ciclo?

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.