COLUNA
Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

A verdade sobre o Oscar brasileiro

Confira a versão verde-amarela do prêmio hollywoodiano.

José Ewerton Neto

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 

O Brasil também teve dez dias atrás a sua disputa de Oscar. Com inspiração no Oscar hollywoodiano já que os títulos dos vencedores foram parecidos. Mas nada foi tão semelhante assim já que, como diz o título do grande vencedor: tudo não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo. 

1.Melhor filme: Tudo em todo lugar ao mesmo tempo.

Versão Brasileira: Todos no mesmo lugar ao mesmo tempo: Filas do SUS, Auxílio Brasil, Manifestações, Engarrafamentos… etc. 

2.Melhor roteiro adaptado: Nada de novo no front

Versão brasileira: Tudo de novo no front. Estamos falando do front da guerra Lula x Bolsonaro, que nunca termina e sempre tem algo novo: Caso das pérolas, CPI do golpe, Invasões do MST, “Voltei prá me vingar desse cara” etc.etc. 

3. Melhor atriz coadjuvante. Jamie Lee Curtis

Versão brasileira. Janja e Michelle. O Oscar nessa categoria terminou empatado entre Janja e Michele, já que as duas representaram pra lá de bem seus papéis. Tanto assim, que o próximo objetivo delas vai ser disputar o Oscar não mais de atrizes coadjuvantes, mas o de atrizes principais, quando se candidatarem à Presidência da República. Como todos sabem, Bolsonaro será declarado inelegível e Lula ( como dizem) não assina um decreto ou nomeia uma celebridade, sem antes consultar Janja. 

4. Melhor ator coadjuvante. Ke Huy Quan

Continua após a publicidade..

Versão brasileira. Geraldo Alckmim.O melhor ator coadjuvante disparado foi Geraldo Alckmim. Representou tão bem que o próprio ator principal, Lula, por vezes acredita no que ele diz. 

5. Melhor Animação. Pinóquio. 

Versão Brasileira: Torcida do Flamengo Dizem que este ano em termos de animação nenhuma será páreo para concorrer com a torcida do Flamengo depois que ganhar o campeonato carioca, após ter perdido todas este ano. Isso se ganhar do Fluminense... já que este ano tá difícil. 

6. Melhor fotografia. O império da luz

Versão Brasileira. O império da Falta de Luz. Produzido pela Equatorial Energia, a única concessionária de energia do mundo cuja cobrança pelo atraso chega antes da fatura normal. A fatura normal, via de regra, se antecipa à data de vencimento. 

8. Melhor Som. Top Gun: Maverick

Versão brasileira. A picanha assando na churrasqueira. Termina com fundo musical de choro e ranger de dentes. Ainda bem que foi só um filme mesmo. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.