Aliados próximos de Brandão defendem nome alinhado com Ministério da Justiça para a Secretaria de Segurança do MA
No entanto, ideia (que ocorre devido a relação deconfortável entre o governador e o ministro da Justiça, Flávio Dino) não é unânime no chamado núcleo duro do Palácio dos Leões.
SÃO LUÍS - Um dos impasses no secretariado de Carlos Brandão (PSB) é a Segurança Pública. A pasta permanece no comando do coronel Sílvio Leite. No entanto, ele não fez parte da lista empossada no último dia 4, em Imperatriz. Mas o que quer o governo? Vai manter? Quais os nomes possíveis?
As respostas parecem depender de uma decisão do próprio governador que tem recebido sugestões e conselhos diversos sobre a pasta. A quem defenda, por exemplo, que o ex-deputado e ex-secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, retorne a função depois de muitos anos. Esta turma é mais ligada ao ex-governador e atual secretário José Reinaldo Tavares. Sobre este nome, o consenso estar longe de acontecer.
Outro grupo aconselha ser um nome novo, mais ligado aos demais órgãos do sistema de segurança que não seja a Polícia Militar, cujos membros têm resistência da Polícia Civil. E, por isso, defendem que Sílvio Leite não pode permancer.
Continua após a publicidade..
Mas, no entanto, outra turma ligada ao núcleo duro do governador Carlos Brandão defende que o nome indicado tenha relação mais estreita com o Ministério da Justiça. Ou seja, relações com o ministro Flávio Dino (PSB). Os motivos são óbvios, claro! A relação de Dino e Brandão não é das mais confortáveis e uma secretaria, cujos recursos federais dependem do ministério que Flávio Dino ocupa, precisa de alguém que dialogue bem com o ministro.
Mas quem será? Por enquanto, não há um nome que possa aparar as arestas locais com a nacional.
O mais próximo disto, seria Brandão manter o próprio coronel Sílvio Leite na pasta já que este, por quase oito anos, foi quem comandou a Casa Militar de Flávio Dino. O problema é que o ainda secretário de Segurança tem a desvantagem de ser visto como um aliado mais fiel a Dino do que a Brandão. E isto, na atual conjuntura, tem pesado em quase todas as decisões na composição do governo do Maranhão.
Saiba Mais
- São Luís de problemas, e prefeito e governador brigam por Carnaval na Beira-Mar
- Mobilidade urbana, construção de presídios e débitos com a Caema foram pauta de encontro de Braide com Brandão
- Espaço para ciclistas praticar esportes e trabalhadores sem ciclovias
- Legislação eleitoral e ausências de candidatos dificultam cenário para vereadores
- Fufuca é alvo de preconceitos na mídia nacional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias