BRASÍLIA - O mês de março começou abalado pelas declarações sexistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos). Arthur do Val, que era pré-candidato ao governo de São Paulo, foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para o combate contra os Russos. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres são “fáceis” por serem pobres.
“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”.
No dia 11 de março, A Polícia Federal deflagrou operação que tinha como alvo os deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Pastor Gildenemir, ambos do PL. A ação de busca e apreensão nas residências dos parlamentares ocorreu na manhã desta sexta-feira.
A suspeita da polícia é de que os parlamentares tenham atuado no desvio de recursos públicos por meio de empresas de fachada. Foram realizadas buscas nas casas dos deputados maranhenses, além do parlamentar Bosco Costa, do PL do estado de Sergipe.
A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a PF ter apontado indícios de desvio dos recursos. O despacho é do ministro Ricardo Lewandowski.
O marido da senadora Eliziane Gama (Cidadania), Inácio Melo, assumiu o comando do PSDB do Maranhão em março. A articulação passou pela senadora que, como vice-presidente do Cidadania, trabalhava para ser vice-presidente na chapa do tucano João Dória.
Com a saída de Carlos Brandão para o PSB, Eliziane teve facilidade para emplacar Inácio na direção do partido.
Continua após a publicidade..
Uma briga generalizada foi registrada na Câmara Municipal de Itinga do Maranhão no dia 18 de março. O motivo para o tumulto foi a eleição para a Mesa Diretora da Casa. Além de vereadores, populares que acompanhavam a sessão também entraram em confronto no plenário do legislativo municipal.
O deputado estadual Wellington do Curso foi o primeiro deputado a apoiar a pré-candidatura do prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, ao Governo do Maranhão. Em pronunciamento, Wellington fez um histórico de sua trajetória política, justificando suas alianças e motivações e ressaltou que seu posicionamento não podia ser diferente, tendo em vista o alinhamento de ideias para o Maranhão com o médico Lahesio Bonfim.
O ex-juiz Sergio Moro desistiu de disputar a Presidência da República no dia 31 de março. A justificativa foi a de que ao filiar-se ao União Brasil, sua candidatura se tornaria inviável.
“Aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única. A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor”, disse na ocasião.
O então governador Flávio Dino confirmou a vice prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, como pré-candidata a primeira suplente na sua chapa de disputa pelo senado.
Ana Paula é esposa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que tinha anunciado na mesma semana seu apoio ao pré-candidato a governador de Dino, o vice-governador Carlos Brandão (PSB).
Saiba Mais
- Vasco em 2022: Sofrimento e alívio na volta à Série A marcaram temporada
- Fluminense em 2022: Da decepção a esperança de dias melhores
- Exoneração em massa na Semcas e candidatura de Iracema Vale na Assembleia: o aconteceu no mês de dezembro
- Flamengo em 2022: Do início desastroso à glória eterna nas copas
- Ameaça de paralisação dos rodoviários, manifestação, rapto de bebê e golpe de uma empresa de festas infantis: como foi o mês de dezembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias