BRASÍLIA - O governador da Bahia Rui Costa (PT), que deve ser o novo ministro-chefe da Casa Civil do futuro governo de Lula (PT), afirmou neste sábado (17) a administração terá 37 ministérios. O número de pasta é 60% maior que o de Jair Bolsonaro, que tem em 23 pastas.
O notícia foi dada por Costa depois de encontro com a cúpula do PT, formada por ele, o presidente eleito Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
"Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios", disse.
Os ministérios da Pesca, Cidades e Esporte devem voltar a existir. A pasta Povos Originários deverá ser criada. O atual ministério da Infraestrutura será dividido em Transportes e Portos e Aeroportos. Já a Economia será desmembrado em Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Até este sábado apenas seis nomes foram anunciados: Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.