Política Internacional

Democratas garantem maioria no Senado dos EUA

Resultado da eleição em Nevada assegura vantagem do partido de Joe Biden e representa uma nova derrota para o ex-presidente Donald Trump

Ipolítica

Resultado assegura vantagem de Biden em relação ao partido de Trump no Legislativo Federal (Reprodução)

EUA - O Partido Democrata assegurou a maioria no Senado norte-americano após vitória decisiva no estado do Nevada. Com a vitória, o presidente Joe Biden sai fortalecido. Já o ex-presidente Donald Trump, derrotado por Biden nas eleições de 2020, viu minguar a anunciada "onda republicana" nas eleições legislativas deste ano no país.

As chamadas midterms (eleições que ocorrem na metade do mandato do presidente) aconteceram neste mês de novembro. Com a alta da inflação e a baixa popularidade de Biden, os republicanos esperavam conquistar com certa facilidade o controle das duas casas do Congresso.
Apesar do revés no Senado, o Partido Republicano conquistou a maioria da Câmara dos Representantes (uma espécie de Câmara dos Deputados).

Ao final da apuração, a candidata democrata no estado de Nevada, Catherine Cortez Masto, conseguiu se reeleger e garantir ao partido a 50ª cadeira no Senado, consolidando a maioria para o partido de Biden.

CENÁRIO NACIONAL

Os democratas demonstraram força e conseguiram evitar que membros do Partido Republicano, apoiados pelo ex-presidente Donald Trump, se elegessem para cargos no Legislativo e para os governos de alguns estados.

O ex-presidente Trump esperava uma vitória esmagadora dos republicanos nas midterms para anunciar de maneira triunfante sua candidatura à presidência em 2024.

Trump é uma das principais figuras do partido, mas enfrentará a concorrência de outros nomes que vêm ganhando força entre os conservadores para a disputa pela Casa Branca, como o governador reeleito da Flórida, Ron DeSantis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.