SÃO LUÍS - O ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo PSB, Flávio Dino, está cotado para compor a equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na mais recente visita ao Maranhão, em ato político na Praça Maria Aragão, Lula já havia assegurado a indicação de Dino para a sua equipe de governo, numa eventual eleição.
“Esse Flávio Dino, ele que se prepare. Ele vai ser eleito senador, mas não será senador por muito tempo. Se prepare, porque vai ter muita tarefa nesse país, vai ter muita tarefa nesse país. Enquanto o genocida [Jair Bolsonaro] te chamava de governador gordão, eu te chamo de governador mais competente que nós temos no Brasil, o nosso companheiro Flávio Dino”, disse.
Leia também:
Flávio Dino comemora vitória e diz que adversários devem esperar até 2026
Bolsonaro obteve melhor desempenho em apenas três municípios do Maranhão
Abstenção aumentou no Maranhão no segundo turno
Imprensa
Depois disso, a imprensa nacional começou a se debruçar sobre uma suposta lista de Lula para a composição do primeiro escalão de Governo.
E o nome de Flávio Dino passou a ser citado.
A jornalista Andréia Sadi, comentarista de Política da GloboNews, por exemplo, destacou no mês passado que Lula já cogitava Dino como ministro da Justiça.
Continua após a publicidade..
Ex-juiz federal, e coordenador da campanha do petista no Maranhão, Flávio Dino seria um perfil indicado para o posto.
“Eu tenho ouvido muito que, se o Lula ganhar, um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça é do ex-governador Flávio Dino”, destacou a analista na ocasião.
Outros Ministérios
Nesta segunda-feira (31), contudo, parte da imprensa nacional já cita o nome de Flávio Dino para outros dois possíveis ministérios no Governo Lula.
Tratam-se do Ministério das Cidades ou de Integração Nacional, caso sejam recriados.
Foi como relatou o jornal O Globo: “Senador eleito pelo Maranhão, é ex-juiz federal e foi o único nome sinalizado por Lula publicamente para assumir uma função em seu governo. Poderá ocupar o Ministério da Justiça ou uma pasta técnica, como Cidades ou Integração Nacional, se esses ministérios forem recriados”, destaca a publicação.
Votação expressiva
Lula obteve votação expressiva e ampliou o seu desempenho no segundo turno no Maranhão.
Em números absolutos, após a apuração das urnas no segundo turno, o petista alcançou 71,14% dos votos válidos no Maranhão, o que corresponde a 2.668.425 votos.
No primeiro turno o desempenho no estado havia sido levemente inferior, com 68,84%, ou 2.603.454 de votos válidos.
O petista assume o comando do país em janeiro de 2023.
Saiba Mais
- Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022
- TRE rejeita ação de Weverton Rocha para cassar mandato de Carlos Brandão
- TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista
- TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista
- TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro por abuso de poder
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias