Disputa

Carlos Lula afirma que eleição da Mesa da Assembleia será discutida depois do 2º turno presidencial

Eleito deputado estadual pelo PSB tem nome cotado na disputa; presidente da Casa, deputado Othelino Neto busca a reeleição.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Carlos Lula foi eleito deputado estadual pelo PSB (Reprodução)

SÃO LUÍS - O ex-secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, eleito deputado estadual pelo PSB, afirmou ao programa O Que Interessa, da Rádio Mirante FM, que o seu partido político decidiu discutir a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa somente depois da disputa do segundo turno presidencial entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Lula é um dos cotados para o comando da Casa pela base do governador Carlos Brandão (PSB). Ocorre, contudo, que o  atual presidente do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), já falou publicamente sobre o seu interesse na reeleição. Ele também já recebeu declarações públicas de apoio.

“Em relação à eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o PSB se reuniu ontem [quarta-feira], é importante que dizer isso porque o PSB tem a maior bancada, são 11 deputados estaduais, e nós resolvemos focar na eleição do Lula presidente. E vamos tratar da eleição da Mesa apenas depois do segundo turno das eleições”, disse.

E completou: “A respeito de haverem deputados que já tenham manifestado individualmente sua preferência ao candidato Othelino, que é candidato à reeleição, que é o meu caso, o caso da deputada Daniela, do deputado Nagib que também já o fez, por deliberação de todos, a gente achou prudente não tratar do tema agora e focar esforços na eleição do Lula presidente e voltar a tratar do tema depois do segundo turno das eleições”.

Continua após a publicidade..

Carlos Lula defendeu unidade da base de Carlos Brandão. Ele afirmou que o interessante é que a base não se divida para a eleição da Mesa.

“O que eu tenho falado é que a colocação do meu nome e de qualquer outro nome para disputar a eleição da Mesa Diretora ela se dá junto da base do governador Carlos Brandão. O que eu tenho defendido é de que não haja dois candidatos na base do governador. Então, se o candidato for o presidente Othelino, eu defendo que ele tenha o apoio de toda a bancada no PSB e que a gente não tenha uma disputa dentro da base que sustenta o governo Carlos Brandão, que tem maioria na Casa para a disputa do processo eleitoral. Disputar a presidência da Casa ou não, ela não é tanto uma decisão individual. É uma decisão, na verdade, coletiva, que vai ser feita, com certeza, em conversas com todas as bancadas e também com o governador Carlos Brandão porque a harmonia entre os Poderes é fundamental para se levar om êxito o novo governo dele”, finalizou.

A eleição para o comando do Legislativo Estadual ocorre em fevereiro, quando os novos deputados estaduais tomam posse no Maranhão.

ç

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.