SÃO LUÍS - O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, foi o segundo entrevistado do projeto projeto “Propostas para a Amazônia” que reúne perguntas de jornalistas de oito veículos de comunicação entre este o portal Imirante. Para a sabatina com o pedetista, o jornalista Ronaldo Rocha falou sobre as comunidades tradicionais e Gomes falou sobre revogar o acordo que permite a exploração aeroespacial de Alcântara.
O pedetista respondeu sobre as comunidades tradicionais em relação aos quilombolas que podem perder o espaço para a base de Alcântara, que tem exploração por parte dos Estados Unidos após aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.
“Não aceito que nenhuma potência estrangeira restrinja acesso das autoridades brasileiras a nenhuma unha do território nacional brasileiro. É um equívoco que aceitaram porque tinha uma promessa de desenvolvimento, alguma oportunidade de emprego. Mas na iminência de Alcântara tem uma população quilombola que está desesperada, porque o destino para essas pessoas é a remoção”, disse.
Gomes explicou ainda sobre seu plano de governo para aumentar os investimentos em saúde e educação no Brasil. De acordo com o presidenciável, para isso é necessário rever a política que estabeleceu o teto de gastos no setor público.
“Ninguém faz almoço de graça. Eu vou ter que diminuir os impostos sobre o povo trabalhador e a classe média, os empreendedores, mas eu vou ter que dizer de onde vem o dinheiro para melhorar a saúde, a educação, a infraestrutura e fazer os investimento. Da onde? Dos supericos. Eu vou cortar 20% das renúncias fiscais, naturalmente preservar absolutamente o polo industrial de Manaus”, afirmou o candidato do PDT.
Continua após a publicidade..
Ciro Gomes adiantou ainda outras medidas que pretende adotar, caso seja eleito. “Nós precisamos fazer um tributo sobre grandes fortunas, pequenininho de 0,5% apenas sobre os patrimônios superiores na pessoa física a R$ 20 milhões de reais, eu alcanço somente 58 mil brasileiros (...) e tributar mais progressivamente o imposto de renda”, pontuou.
Antes de Ciro Gomes, foi entrevistado o candidato a presidente pelo Novo, Felipe D'Ávilla.
Mais
Na quinta-feira, 8, as entrevistas continuarão. Neste dia, responderá às perguntas dos jornalistas o candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Todas as entrevistas começam às 12h30, com uma hora de duração, e transmissão ao vivo em OLiberal.com, Rádio Liberal FM e redes sociais. O portal Imirante também transmite às entrevistas ao vivo. Cada veículo fará uma pergunta a cada candidato e todas as entrevistas contarão com intérpretes da língua brasileira de sinais.
Saiba Mais
- Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022
- TRE rejeita ação de Weverton Rocha para cassar mandato de Carlos Brandão
- TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista
- TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista
- TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro por abuso de poder
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias