Eleições 2022

TSE determina que Roberto Jefferson não participe de horário eleitoral

Pedido de registro de candidatura do ex-deputado foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral; ministro determinou que participação no horário eleitoral não ocorra até que o TSE decida sobre a impugnação.

Ipolítica com informações do G1

Roberto Jefferson não poderá participar de horário eleitoral (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)

BRASIL - O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach determinou nesta segunda-feira, 29, que o candidato à Presidência da República pelo PTB, Roberto Jefferson, não participe do horário eleitoral gratuito até o plenário do tribunal decidir sobre a legalidade da candidatura que foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Mais cedo, o MPE havia pedido que o ex-deputado federal fosse vetado da propaganda.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, afirmou que a medida busca impedir que candidaturas desprovidas de viabilidade jurídica, como a de Jefferson, tenham acesso a formas públicas de financiamento.

Segundo o MPE, o político está inelegível até dezembro de 2023 como consequência de ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, no julgamento do mensalão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.