ANP aprova plano de desenvolvimento do campo de Gavião Belo
Arrematado pela Eneva, campo localizado na Bacia do Parnaíba tem início da produção previsto para 2025.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta sexta-feira (5), o plano de desenvolvimento do campo de Gavião Belo, localizado na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Arrematado pela Eneva no 1º Ciclo da Oferta Permanente, a produção do ativo está prevista para ser iniciada em junho de 2025.
O plano de desenvolvimento consiste na perfuração e completação de sete poços produtores, construção de estação de produção, instalação de sistema de compressão de gás e construção de um gasoduto de 120 km interligando o campo à unidade de tratamento de gás (UTG). De 2021 a 2025, serão mobilizados R$ 543,8 milhões em investimentos.
A produção acumulada resultante é de 5,8 bilhões m³ de gás natural não associado, com fator de recuperação final de 85,7%. Dos sete poços previstos, cinco já foram perfurados pela Eneva. A produção será encerrada até 2036, segundo a empresa.
A Eneva opera atualmente 10 campos de gás natural na Bacia do Parnaíba (MA), sendo que destes estão em produção Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul; e em desenvolvimento, Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura, Gavião Carijó e Gavião Belo.
Café da manhã
Dirigentes de entidades empresariais maranhenses participaram de café da manhã oferecido pela vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.
Na oportunidade, as entidades empresariais reforçaram a importância do estreitamento de laços com a Prefeitura de São Luís e suas secretarias para que, juntos, avancem em ações para concretizar uma agenda positiva de trabalho e de parcerias, que ajudem a capital maranhense a crescer ainda mais, gerando oportunidades e dinamismo à economia local.
Participaram do encontro, o presidente da Fecomércio/MA Maurício Feijó e os vice-presidentes Manoel Barbosa e Antonio Freitas; presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Celso Gonçalo
Pecuária em movimento
Este mês de agosto será bastante movimentando para a pecuária maranhense, com a realização de eventos como o Dia de Campo, na Fazenda Abundância, em Bacabal, e a 2ª Feira de Genética Igarapé Agropecuária, em Igarapé Grande.
Neste sábado, 6, ocorre o Dia de Campo na Fazenda Abundância, com apresentação de animais pela CIA de Melhoramento, além da realização do Shopping de Touros e Novilhas Precoces. O pecuarista Ivaldeci Mendonça (Fazenda Valor), é presença confirmada.
Já a 2ª Feira de Genética da Igarapé Agropecuária, que acontece de 12 a 14 de agosto, em Igarapé Grande, ofertar á o melhor da raça nelore.
29 anos da FCDL/MA
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA) completou em 30 de julho, 29 anos de criação. A entidade, nesse período, teve como presidentes Afonso Manoel Borges Ferreira (1993-1995), Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar (1995-1997), Genival Caetano de Aquino (1997-2001), Oswaldo dos Santos Marinho (2001-2005), Alberto Nogueira da Cruz (2005 A 2014) e atualmente Socorro Noronha.
Federada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a FCDL/MA tem como propósito defender os interesses do comércio lojista, prestando assistência, suporte e orientação às Câmaras de Dirigentes Lojistas no estado e as representando oficialmente.
Sistema fotovoltaico
Continua após a publicidade..
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) está investindo R$ 3,1 milhões na implantação de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFRC), que capta energia solar e gera energia elétrica. Com isso, a partir de novembro, o Poder Legislativo passará a consumir energia solar, reduzindo em 42% seu custo mensal, além de evitar a emissão de 544 mil kg, por ano, de gás carbônico (CO2).
Segundo a Alema, o sistema tem capacidade para produzir 800 KWp (Quilowats picos) de energia. Serão utilizados 1.204 módulos, comumente denominados de placas fotovoltaicas, sendo que já estão concluídos 50% da instalação.
VAREJO
Reajuste de energia
O consumidor maranhense deve receber até o fim deste mês o anúncio de reajuste na conta de luz. É que nesse período, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresenta a Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Energia. Ano passado, houve aumento de 1,69% para os consumidores residenciais. A concessionária atende cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado.
25ª edição do Emad
O Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA/MA) confirma para o período de 15 a 17 de setembro, de forma online, a realização da 25ª edição do Encontro Maranhense de Administração (Emad). Este ano, o tema do evento é “Campos de atuação e Cases de sucesso em Administração no atual cenário”.
XII COMARH
Também em setembro, dias 14 e 15, será realizado na capital maranhense o XII COMARH – Congresso Maranhense de Recursos Humanos, maior evento na área de gestão de pessoas no estado. Com o tema “Conectar pessoas e ampliar, horizontes”, o COMARH reunirá, no Multicenter Negócios e Eventos, diretores, gerentes, líderes, fornecedores, influenciadores e gestores de recursos humanos de empresas públicas e privadas.
Vagas no Turismo
O setor de Serviços tem se destacado na geração de emprego com carteira assinada este ano. E um dos subsetores que está apresentando bom desempenho é o turismo, que somente em junho criou 277.944 postos de trabalho, principalmente os segmentos de alojamento e alimentação, transporte aéreo e agências de viagens. De cada 10 novas vagas formais no período, três foram no setor de turismo, totalizando 97,7 mil novos postos.
Micro e pequenas empresas
Falando ainda em postos de trabalho, as micro e pequenas empresas seguem sustentando a geração de novas vagas no Brasil. Uma análise do Sebrae, feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que no primeiro semestre deste ano as MPEs foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%).
Benefício Taxista
Até o dia 2 de agosto, somente 56 municípios maranhenses haviam enviado informações referentes aos motoristas de táxi em situação regular que podem ser elegíveis a receber as duas parcelas de recursos financeiros (referentes aos meses de julho e agosto) no dia 16 de agosto, do benefício emergencial.
Saiba Mais
- Petrobras e Emap assinam contrato no Porto do Itaqui
- Cerca de 95 mil vagas de trabalho deverão ser abertas até dezembro
- Economia do Maranhão deve crescer acima da média nacional em 2023
- Empresariado ouvirá propostas de candidatos ao Governo e Senado
- Juros altos: vale a pena financiar casas e carros agora ou esperar?
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias