Estudos sobre o MA

Maranhense é contratado por multinacional após desenvolver estudo sobre o impacto do comércio internacional no Maranhão

O pesquisador Plácido Freire falou ao Imirante sobre a importância e os resultados do estudo que desenvolveu.

Anne Cascaes / imirante.com

Atualizada em 17/07/2022 às 11h37

SÃO LUÍS - A importância do comércio internacional para o desenvolvimento do Maranhão é o tema de um estudo desenvolvido pelo pesquisador maranhense Plácido Freire, no intuito de compartilhar e explicar os impactos que o comércio de fora do Brasil pode causar diretamente ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maranhense. 

Para o pesquisador, a dissertação pode contribuir para que mais estudos e pesquisas nesta área sejam produzidas em solo maranhense, uma vez que o Estado possui grande participação na comercialização internacional, porém, com um incentivo à pesquisa que ainda pode ser mais amplo, segundo Plácido.

“O interesse para essa pesquisa surgiu a partir do momento que eu percebi que não haviam pesquisas voltadas pro comércio internacional e desenvolvimento, então isso me preocupou bastante e me fez seguir nessa área”, explicou. 

Na próxima terça-feira (19), pesquisador fará a defesa da dissertação sobre o tema, mas desde já compartilha os resultados que o estudo tem produzido e reforça o desejo de que ela seja um incentivo para que cada vez mais pessoas tenham interesse em realizar pesquisas, independente da área. 

Pesquisador maranhense reforça a importância da pesquisa para o desenvolvimento do Estado. (Foto: Anne Cascaes / imirante.com)

“Muitos pensam que o mestrado é voltado apenas para a área acadêmica, mas não necessariamente. Por conta dessa pesquisa, eu fui contratado por uma empresa multinacional e hoje eu sou um executivo que representa o Maranhão e o Piauí. E tudo isso foi fruto da pesquisa, é algo que pode acontecer com outras pessoas também”, ressalta. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.