COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Presidente da Fecomércio-MA cumpre agenda institucional em Brasília

Maurício Aragão Feijó participou de encontro de lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Maurício Feijó participou ainda da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio (Divulgação)

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Maurício Aragão Feijó, participou nos dias 22 e 23 de junho, em Brasília-DF, do encontro de lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Na ocasião, o documento com sugestões prioritárias para o desenvolvimento do setor terciário e do país, foi entregue em mãos pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, ao presidente da República, Jair Bolsonaro e para a pré-candidata à presidência do Brasil, a senadora Simone Tebet.

O encontro reuniu presidentes das Federações do Comércio, Federações Nacionais, Sesc, Senac, lideranças sindicais e empresariais de todo o Brasil e figuras relevantes do cenário político nacional para dialogar sobre os anseios do comércio de bens, serviços e turismo. 

A iniciativa foi liderada pela CNC, representante máxima dos setores no Brasil, que agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos, representando cerca de 5 milhões de empresas que geram 25 milhões de empregos diretos e formais no país.

Concluindo agenda em Brasília-DF, o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, Maurício Feijó, participou da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio, realizada na quinta-feira (23). Na oportunidade, o presidente apresentou vídeo institucional e agradeceu a presença dos diretores da CNC que participaram da Solenidade de Posse da Diretoria eleita da Fecomércio-MA. 

Expoimp 2022

Contagem regressiva para a Expoimp 2022, que será realizada de 2 a 10 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, nas margens da BR-010, em Imperatriz.. A expectativa é de que sejam fechados mais de R$ 60 milhões com as linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos durante a exposição.

Promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), a 52ª edição da Expoimp deve reunir mais de 5 mil animais. São em torno de 600 contratações temporárias, com destaque para a geração de emprego e renda no parque. A expectativa é que 220 mil pessoas visitem o espaço nos período do evento, que tem cerca de 400 expositores já confirmados.

Voo para Barreirinhas

A partir do dia 5 de setembro, a Azul Linhas Aéreas iniciará a primeira rota comercial a explorar as potencialidades da Rota das Emoções, por meio do Aeroporto Regional de Barreirinhas.

O voo da Azul Linhas Aéreas partirá de Aracati, no Ceará, às 8h, com destino a Fortaleza; da capital cearense, o voo decola para Jericoacoara; a parada seguinte será em Parnaíba, já no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas, a terceira base de operações da Azul. A última parada será em São Luís. Toda a rota será realizada a bordo da aeronave Cessna Grand Caravan.

Usina Termelétrica Parnaíba V

Usina Termelétrica Parnaíba V tem capacidade de 385 megawatts e faz parte do chamado Complexo Parnaíba (Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétcia (Aneel) autorizou o início de testes, a partir desta sexta-feira (24), da Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba V, localizada no Município de Santo Antônio dos Lopes, Maranhão.

A termelétrica tem capacidade de 385 megawatts (MW) e faz parte do chamado Complexo Parnaíba, que tem 1.900 MW de capacidade instalada, e utiliza gás natural produzido nas proximidades do complexo termelétrico. No pico das obras da usina foram gerados cerca de 2 mil empregos diretos.

A entrada em operação da UTE Parnaíba V representa o fechamento do ciclo de operação da UTE Parnaíba I.

Exportações de milho

A VLI iniciou o transporte da segunda safra de milho. As primeiras composições carregadas com o grão já estão saindo do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins. As cargas são transportadas por meio da Ferrovia Norte-Sul, no Arco Norte, e exportadas para Ásia e Europa via Terminal Portuário de São Luís (TPSL).

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa para produção de milho nesta segunda safra é de 90 milhões de toneladas, ante 57,1 milhões no mesmo período em 2021 – considerando a produção da região do Matopiba.

Renegociação de dívidas

Donos de pequenos negócios que tomaram empréstimos com garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e se encontram com parcelas em atraso, em especial as das operações de crédito contratadas no período da pandemia, têm até o dia 30 deste mês para participar da Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas do Sebrae, que oportuniza condições especiais para quitar dívidas atrasadas com os bancos.

A proposta é oferecer melhores condições aos micro e pequenos negócios para que consigam normalizar os fluxos de pagamento e, assim, se desenvolverem. O Sebrae vai prover orientação financeira àqueles que queiram readequar seu fluxo de caixa às nova condições do empréstimo.

VAREJO

Precariedade da BR 135

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) participou de visita técnica e mesa redonda sobre a precariedade da BR 135, única via de acesso por terra à capital maranhense e para a indústria local, e cujos problemas encontrados em sua infraestrutura, causam lentidão no fluxo do tráfego e aumentam os custos logísticos. A comitiva realizou verificações in loco na BR 135, em trechos específicos como a Ponte do Estreito dos Mosquitos, Bacabeira, final da duplicação concluída, saída de Santa Rita, Entroncamento, Capinzal do Norte, próximo à entrada da Ursina termoelétrica em Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro e Presidente Dutra, onde aconteceu a mesa redonda.

Busca por crédito

Em maio de 2022, comparado ao mesmo mês do ano passado, a busca das empresas por crédito registrou um crescimento de 8,7%, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. E foram as micro e pequenas empresas (MPEs) que impulsionaram o aumento: enquanto a procura por elas cresceu 9,2% em relação ao mesmo período de 2021, os negócios de médio porte registraram uma queda de 6,3% no índice, seguidos pelas grandes companhias, com 2,9% de retração. 

Seminário sobre o Procem

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), gerenciado pela Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) promoveu seminário de sensibilização do Programa de Certificação de Empresas (Procem). O objetivo foi proporcionar um espaço de participação, diálogo e de demonstração das etapas do processo de certificação e esclarecimento dos benefícios para os negócios das empresas interessadas. 

Concurso público TRT/MA

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) autorizou a realização de concurso público para o quadro de servidores do Tribunal. A previsão é que o concurso seja realizado ainda este ano, com o preenchimento, no exercício de 2022, de oito cargos vagos, dos quais quatro de analista judiciário e quatro de técnico judiciário.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.