Eleições 2022

Prazo para aprovação de federação pela Justiça Eleitoral encerra amanhã

União de partidos já aprovada pelo TSE pouco mexerá no tabuleiro político no Maranhão.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 30/05/2022 às 14h18
Enilton Rodrigues mantém pré-candidatura ao governo do Maranhão apesar da federação do PSOL com a Rede já aprovada pelo TSE (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - Termina nesta terça-feira, 31, o prazo para que os partidos políticos tenham aprovada pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a federação partidária. Até o momento, três federações já foram aprovadas pela Justiça Eleitoral: PSDB-Cidadania, PV-PCdoB-PT e Rede-PSOL. No Maranhão, esta união das siglas tende a não mudar o cenário eleitoral.

A federação partidária é uma nova forma dos partidos se unirem para disputar as eleições. Com o fim das coligações, o pleito de 2020 mostrou que os partidos teriam dificuldades de forma chapas proporcionais.

A saída das legendas foi a aprovação das federações partidárias que permitem a união das siglas para disputar as eleições. Apesar de poder se unir, a federação não é igual as coligações. No caso das coligações, as legendas se uniam nas eleições e depois seguiam os caminhos de acordo com seus estatutos.

A federação partidária não. A união deve permanecer por, no mínimo, 4 anos. Ou seja, os partidos unidos em federação agora nas eleições de 2022, assim permanecerão até as eleições de 2026. Isto significa que, no pleito municipal de 2024, as siglas unidas agora permanecerão.

Maranhão

As federações até o momento já aprovadas pelo TSE pouco mexerão no tabuleiro político no Maranhão. O PSDB e o Cidadania, por exemplo, são partidos que estão caminhando juntos e já declararam apoio ao governador Carlos Brandão (PSB). Ou seja, na composição da aliança para chapa majoritária, não haverá conflito entre as duas siglas.

Continua após a publicidade..

A outra federação - PCdoB, PT e PV - deve não enfrentar qualquer complicação para a formação da chapa majoritária. PCdoB e PV já declararam o apoio a Brandão. Falta somente o PT, cuja tendência é se coligar no Maranhão com o PSB. 

Os petistas ainda se reunirão no próximo fim de semana no encontro de tática eleitoral para definir os rumos da legenda.

A única federação que pode mexer na composição majoritária é a Rede com o PSOL. Os dois partidos já haviam definido posições. PSOL lançou a pré-candidatura de Enilton Rodrigues e a Rede declarou apoio à pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT).

Os partidos no Maranhão têm mantido suas agendas individuais e a tendência é que as direções nacionais das siglas é que deverão bater o martelo em relação a composição da chapa majoritária no estado.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.