COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
Estado Econômico

Fórum Geração Distribuída - Região Nordeste será realizado em São Luís

Evento acontecerá de 3 a 5 de maio, no Hotel Luzeiros, e programação terá mais de 30 painéis.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Geração Distribuída (GD) já atingiu a marca de 10 GW de potência instalada em todo o país (Divulgação)

São Luís sedia, de 3 a 5 de maio, no Hotel Luzeiros, o Fórum GD Nordeste, que tem a finalidade de debater os rumos do setor de Geração Distribuída (GD), que já atingiu a marca de 10 GW de potência instalada. A abertura será no dia 4, ás 18h, e nas demais datas, serão realizados 31 painéis, das 8h às 18h.

O Fórum GD Nordeste será a 13ª edição do Fórum GD no Brasil. Com isso as atrações serão todas voltadas em sua maioria para a região mais rica em potência solar do país. Juntos os estados nordestinos permitem gerar mais de 1 GW juntos.

Também estão programados painéis sobre o ponto de vista do mercado de GD em 2023, com inserção no novo marco legal, inversores, estruturas e principais soluções do mercado atualmente em GD e desafios da GD no país. Além disso, os avanços tecnológicos, estratégias, cadeia produtiva, uso do hidrogênio da GD e sistemas híbridos de geração de energia.

“O potencial é gigante para o estado do Maranhão e para todo o nordeste, e o Fórum GD vai chegar para trazer novas oportunidades de negócios. Falar sobre situação jurídica,  sobre o atual mercado de importação, de equipamento, de utensílios manufaturados da China, sobre as linhas de financiamento, opções de seguros e a ideia que temos é que esse evento possa gerar mais de 200 milhões de reais em novos negócios” afirma Tiago Fraga, organizador do Fórum.

O especialista destaca que o país hoje já tem aproximadamente 1 milhão de sistemas de conexões instalados de Geração Distribuída, sendo em ranking municipal Cuiabá (MT) e Teresina (PI) como as cidades com mais sistemas instalados. Já em nível de estado, Fraga destaca que Minas Gerais é o principal em potencial instalado no Brasil, contudo entre os destaques da região nordeste, ele pontua o Ceará, assim como Pernambuco e Maranhão.

Ferro-gusa

A movimentação da produção de 720 mil toneladas de ferro-gusa da Viena Siderúrgica, saindo de Açailândia, até o Terminal Portuário de São Luís (TPSL), será realizada pela VLI, por meio da malha ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (EFC). A carga tem como destino a exportação ao longo do biênio 2022/2023 para o mercado internacional. 

A Viena é uma das maiores produtoras de ferro-gusa do país, com capacidade para produzir 600 mil toneladas por ano nas suas operações. Com forte presença no mercado externo, a matéria-prima produzida no Maranhão e em Minas Gerais é exportada principalmente para os Estados Unidos, Ásia e Europa.

FPM bloqueado

O município maranhense de Bom Jardim está entre as 27 cidades no país que não devem receber repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao terceiro decêndio de abril, de acordo com informações Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CMN), motivos para que uma prefeitura seja impedida de receber os repasses do FPM são: ausência de pagamento da contribuição ao Pasep, dívidas com o INSS, débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).

Retomada do alumínio

O vice-presidente da Fiema, Cláudio Azevedo, esteve presente à solenidade de reinauguração da fábrica de produção de alumínio da Alumar e destacou sua importância para o segmento industrial. 

“Muito importante a reativação do setor de redução de alumínio da Alumar. Até porque, hoje, existe uma demanda muito forte do mercado interno por alumínio. Então, a reativação dessa fábrica vem substituir importação. Nós estamos importando alumínio, hoje, principalmente da Rússia e da China. A Alumar entra no mercado, o preço do alumínio, que é uma commoditie, no mercado internacional, está excelente. Acho que é um momento importantíssimo para essa retomada”, declarou.

Rateio de receita de ICMS

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou novos procedimentos para o cálculo da participação dos munícipios nas receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).  

O cálculo do coeficiente de participação dos municípios na receita do ICMS é sempre realizado no ano anterior aquele no qual os percentuais vão vigorar.

No ano de 2021, o Governo do Estado destinou aproximadamente R$ 2,3 bilhões aos municípios maranhenses. Em 2022 a perspectiva é que sejam distribuídos R$ 2,6 bilhões, de acordo com os índices de participação.

VAREJO

Dia do Trabalhador,

No próximo domingo, 1º de maio, feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalhador, o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) não funciona. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). 

Presentes Dia das Mães

Artigos de perfumaria e cosméticos lideram a intenção (30%) de presente para o Dia das Mães entre os consumidores de São Luís. Itens de vestuário e acessórios são segunda principal escolha de compra, apontada por 24,9% dos entrevistados. Os sapatos, cintos ou bolsas posicionam-se no terceiro lugar da lista, atendendo a fatia de 14% dentre as opções apontadas.

Trabalho doméstico

Dados da Pnad Contínua, do IBGE, revelam que, entre o 4º trimestre de 2019 e o 4º trimestre de 2021, o número de ocupados no Brasil passou de 95,5 milhões para 95,7 milhões. Mas segundo o Dieese, no mesmo período, a população ocupada em trabalhos domésticos diminuiu de 6,2 milhões para 5,7 milhões. Mulheres representaram 92% das pessoas ocupadas no trabalho doméstico, das quais 65% são negras.

Agrobalsas 2022

O Agrobalsas, que está em sua 18ª edição, e que será realizado de 16 a 20 de maio, em Balsas, tem uma avaliação positiva por parte do deputado federal Fábio Braga. Segundo ele, o Agrobalsas é a principal e mais bem organizada feira de agronegócio do Maranhão, cujos números que são movimentados em todas as suas edições já demonstram isso. A vitrine de tudo que o Maranhão produz e planta. 

Encontro de Administração

O Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA) anunciou o tema do Encontro Maranhense de Administração (Emad 2022), que foi escolhido por profissionais da Administração e estudantes durante votação online. Com 41,7% dos votos de 323 participantes, o tema escolhido é “Campos de atuação e cases de sucesso em Administração no atual cenário”. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.