Terminal da Cohama

Medidas são anunciadas para garantir serviço de transporte durante interdição do Terminal da Cohama

Uma audiência sobre a reforma do terminal será realizada nesta terça-feira (22).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h02
Telhado do Terminal da Cohama foi arrancado após fortes chuvas. (Foto: Divulgação/Redes sociais)

SÃO LUÍS - Na tarde desta segunda-feira (21) durante entrevista coletiva a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), informou que está marcada, para amanhã uma audiência de conciliação entre o Município e a concessionária responsável pela manutenção do Terminal de Integração Cohama para tratar sobre a reforma do terminal e a retomada de suas operações o mais breve possível bem como das medidas para diminuir os transtornos à população.

O titular da PGM, Bruno Duailibe, informou que já tramita na Justiça ação de autoria do Município de São Luís cobrando da Viação Primor, responsável pela manutenção do Terminal de Integração Cohama, a execução de obras de reparos na estrutura física do terminal.

“Diante do incidente que causou a interdição total do terminal no sábado e da urgência em garantir a retomada do seu funcionamento nós nos reunimos no início desta segunda-feira (21) com o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesse Difusos e Coletivos de São Luís, onde tramita a referida ação, em busca de uma solução para o problema. Por isso, foi marcada para terça-feira (22) uma audiência de conciliação entre as partes envolvidas”, destacou Bruno Duailibe.

Na audiência desta terça-feira (22), além de tratar da reforma do Terminal de Integração Cohama, a Prefeitura de São Luís irá requerer da Viação Primor a implementação de um terminal provisório para que os usuários possam fazer o embarque e desembarque seguro.

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, também falou, durante a entrevista coletiva que, desde o momento do incidente que comprometeu o funcionamento do terminal, as equipes do Setor de Transportes da secretaria têm tomado todas as medidas necessárias para garantir que a população tenha o mínimo de transtornos.

“Imediatamente notificamos todos os órgãos competentes para apurar o ocorrido como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, entre outros. Já nas primeiras horas da manhã de sábado fizemos a retirada de todos os passageiros que estavam no terminal e orientamos quanto a como deveriam proceder até que o terminal tenha condições de funcionar. Para que isto ocorra o mais breve possível, também notificamos a Viação Primor ainda na manhã do sábado para que os reparos necessários sejam iniciados de forma imediata”, explicou.

Como medida emergencial, a SMTT estabeleceu a integração seja feita em frente ao Terminal de Integração Cohama por meio do Bilhete Único para que os usuários não precisem se deslocar para outras localidades. Motivo pelo qual o itinerário das linhas também foi mantido. O Bilhete Único permite que o passageiro faça a troca de ônibus por meio do pagamento de uma única passagem, descendo em qualquer parada da sua respectiva rota e pegando outro ônibus, no prazo máximo de duas horas. Em caso de sentido diferente, o usuário pode embarcar em qualquer ônibus, sem custo, no intervalo máximo de uma hora a contar do momento em que passar o cartão de transporte no validador de passagem, localizado na catraca do ônibus.

A PGM informou ainda que, além da ação judicial em tramitação na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em novembro do ano passado foi formalizado acordo entre a Prefeitura e a Viação Primor para que esta executasse todos os serviços necessários para resolver os problemas estruturais do terminal. “Conforme este acordo, coube à Prefeitura apresentar laudo técnico apontando todas as necessidades do terminal, o que foi prontamente entregue, cabendo à concessionária resolver os problemas apresentados”, frisou Bruno Duailibe.

Entre os problemas verificados e informados à Viação Primor por meio de laudo técnico estavam o comprometimento das estruturas metálicas de sustentação do telhado do terminal de integração, que necessitava de reforço estrutural, substituição de peças e aplicação de substância para conter sua oxidação.

O laudo ressaltava ainda que a não solução dos problemas poderia comprometer toda a estrutura, acarretando riscos aos usuários por causa da iminência de rompimento. A Viação Primor tinha prazo de 15 dias para executar os reparos, o que não ocorreu.

Por força do contrato de licitação assinado em 2016 entre a Prefeitura e as concessionárias do sistema de transporte urbano, cabe às concessionárias realizarem todas as manutenções necessárias para o correto funcionamento dos terminais de integração das linhas de ônibus da capital.

O Terminal de Integração Cohama, localizado na Avenida Daniel de La Touche, foi inaugurado em maio de 2006 e comporta 36 linhas de ônibus urbanas e semiurbanas. O local interditado totalmente no sábado (19) por causa dos riscos aos usuários decorrentes do comprometimento de sua estrutura causado pelas fortes chuvas da madrugada do último sábado (19).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.