Em 2020 e 2021 mais de 1.200 novos casos de Aids foram notificados no Maranhão, diz SES
Segundo o levantamento da SES, de janeiro de 2021 até o momento, foram registrados 359 novos casos de Aids, totalizando 1.268 casos em quase dois anos.
SÃO LUÍS – Dezembro é o mês internacional de luta contra a Aids. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que foram notificados 909 casos da doença, que é causada pelo vírus HIV, em 2020 no Maranhão. Ainda segundo o levantamento da SES, de janeiro de 2021 até o momento, foram registrados 359 novos casos de Aids, totalizando 1.268 casos em quase dois anos.
Ao Imirante.com, a SES informou que realiza a distribuição de insumos como testes rápidos, camisinhas, antirretrovirais enviados pelo MS para os municípios, bem como garante tratamento hospitalar na unidade de referência estadual, o Hospital Presidente Vargas, em São Luís.
Em São Luís, a população pode fazer o teste de HIV nos Centros de Testagem (CTA).
Os locais são:
CTA do Anil – Avenida São Sebastião, Anil (em frente a um posto de combustível no sentido Anil-Turu);
CTA do Lira – Praça São Roque, no Lira (Centro). Próximo ao Cemitério da Madre Deus;
Segundo a Prefeitura de São Luís, o teste rápido é ofertado ainda em todas as unidades básicas de saúde, como demanda livre, nas unidades de urgência e emergência (Socorrão I e Socorrão II) devido à PEP (medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV) e nas maternidades para a prevenção da transmissão vertical do HIV e da Sífilis.
Aids
Continua após a publicidade..
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Prevenção
O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.
Existem dois tipos de camisinha: a masculina, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a feminina, que é feita de latex ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual, não sendo necessário aguardar a ereção do pênis.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias