Vacina contra Covid

São Luís vai aplicar, nesta terça, dose de reforço da Janssen para pessoas com 65 anos ou mais

Podem tomar a dose de reforço as pessoas que tomaram a vacina há pelo menos dois meses.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, nos quatro pontos de vacinação de São Luís. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de São Luís anunciou que as pessoas com 65 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen, contra a Covid-19 em São Luís, podem tomar a segunda dose do imunizante nesta terça (7).

Podem tomar a dose de reforço as pessoas que tomaram a vacina há pelo menos dois meses.

Para se vacinar, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, nos quatro pontos de vacinação de São Luís.

Locais de vacinação

- Centro de Vacinação - Sebrae

- Centro de Vacinação - UFMA

- Centro de Vacinação - IFMA Maracanã

Continua após a publicidade..

- Drive-thru do Ceuma Renascença

Recomendação da dose de reforço

No último dia 25 de novembro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica em que orientava que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19. Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço.

Os resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.