Quebra de decoro

Rede aciona Josimar de Maranhãozinho no Conselho de Ética da Câmara

Representação da Rede foi assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato e pela deputada Joênia Wapichana e também pela porta-voz nacional do partido, ex-senadora Heloísa Helena

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
Josimar de Maranhãozinho tem, pelo menos, dois processos no STF correndo em segredo de justiça (Foto: Reprodução)

O deputado federal do Maranhão, Josimar de Maranhãozinho (PL), foi representado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar. A representação é da Rede Sustentabilidade.

A representação da Rede foi assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato e pela deputada Joênia Wapichana e também pela porta-voz nacional do partido, ex-senadora Heloísa Helena.

A ação do partido estar baseada na reportagem da Revista Crusoé que aponta que Josimar de Maranhãozinho é suspeito de corrupção com “pedágio” para destinação de emenda parlamentar. Segundo a reportagem da revista, o parlamentar maranhense é alvo de investigação da Polícia Federal (PF).

A Crusué obteve fotos que seriam da investigação da PF sobre desvio de dinheiro de infraestrutura e da saúde. Nas imagens, Josimar de Maranhãozinho aparece com grandes volumes de dinheiro nas mãos.

Na quarta-feira, 1º, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o deputado em quatro municípios do Maranhão. De acordo com investigações da PF, a relação de parentesco e ligações pessoais de Maranhãozinho com prefeitos e secretários municipais fazem parte do modus operandi para desvio de dinheiro.

"Feirão das emendas"

Continua após a publicidade..

O esquema chamado pela PF de “feirão das emendas” ocorre quando parlamentares cobram comissão para indicar recursos do Orçamento a uma determinada prefeitura. Seria uma espécie de “pedágio”. Um percentual das emendas, quando liberadas, segundo apura a PF, deve retornar ao parlamentar que destinou o recurso público.

Defesa

Em vídeos publicados em seu perfil no Instagram, Josimar Maranhãozinho negou qualquer irregularidade. Segundo ele, a origem de seu dinheiro (que segundo a Crusoé aumentou 3000% em 10 anos) é de seus negócios como empresário.

"Todos vocês sabem que eu sou um empresário, mas mesmo assim os nossos adversários usam esse momento para tentar mais uma vez nos agredir, sujar a nossa imagem, a nossa honra de homem sério e trabalhador", afirmou Josimar.

Maranhãozinho chegou a questionar a obtenção das imagens da PF. "Postaram imagens adquiridas ilegalmente de um inquérito que é sigiloso. Eles estão desesperados porque nós já estamos provando desde o ano passado a a origem das nossas propriedades, porque tudo que nós temos é declarado, inclusive esse dinheiro [que aparece nas imagens divulgadas pela Crusoé], que está em espécie de posse do meu escritório, está declarado no meu imposto de renda como todo ano eu declaro meu imposto de renda rigorosamente, pago meus impostos", disse o parlamentar.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.