SÃO LUÍS - Uma pesquisa conduzida pelo Climate Central, organização sem fins lucrativos que analisa e informa sobre ciência do clima, revelou qual o impacto do aumento da temperatura global e da elevação do nível do mar em todo o mundo.
Publicado em outubro na revista Environmental Research Letters, o trabalho apresentou os locais que podem sofrer "inundações sem precedentes", caso os países não adotem políticas para combater as mudanças climáticas de forma imediata.
De acordo com o Climate Central, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os lugares mais vulneráveis por causa do avanço dos oceanos e, pelo menos sete cidades correm o risco de ser afetadas: São Luís, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Santos.
No pior cenário de aumento de temperatura, de até 4°C, causado pelas emissões de carbono, a pesquisa do Climate Central projeta a invasão da maré na Avenida Beira-Mar, no Cais da Praia Grande e em parte do Centro Histórico de São Luís.
Continua após a publicidade..
Com o aumento de 4°C na temperatura do planeta, os pesquisadores acreditam que o mar vai invadir terras ocupadas por até 15% da população global atual, o equivalente a cerca de um bilhão de pessoas. A solução para o problema é cumprir as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris sobre o Clima, que reduzirá a exposição pela metade.
“O aumento do nível do mar ameaça nossa herança. Não apenas a herança antiga, mas as cidades em que vivemos hoje, em que as nossas ações hoje estão pavimentando o mundo para a próxima geração”, diz Anders Levermann, coautor do estudo do Climate Central e professor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático, na Alemanha.
Confira a projeção do Climate Central para São Luís com o aumento de temperatura:
Saiba Mais
- São Luís pode ser engolida pelo oceano, revela estudo da Nasa
- Líderes do G20 se comprometem a limitar aquecimento global
- Aquecimento pode causar epidemia de doença renal, dizem especialistas
- Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, alerta relatório
- Aquecimento global: mudanças podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias