Visita histórica

Missa celebra 30 anos da visita do papa João Paulo II a São Luís

Cerimônia foi realizada no Aterro do Bacanga, onde o então pontífice discursou aos fiéis em 1991.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Missa foi celebrada no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga. (Paulo Soares / O ESTADO)

SÃO LUÍS - O arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, celebrou, na noite desta quinta-feira (14), uma missa em homenagem aos 30 anos da visita do Papa João Paulo II a São Luís. A missa foi realizada no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga, local onde o pontífice discursou aos fiéis quando esteve na capital maranhense e que passou recentemente por uma restauração. Entre as pouco mais de mil pessoas que acompanharam a celebração, estavam o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Um dos momentos de maior emoção da missa foi a condução de uma imagem de São João Paulo II, que pertence a uma igreja em sua homenagem no bairro da Forquilha, até o altar da celebração. Várias pessoas que estiveram na missa celebrada há 30 anos compartilharam suas lembranças, entre eles, o padre Raimundo Trindade, que era diácono do Santuário Santo Antônio em 1991 e foi escolhido para ajudar o papa na missa campal no Aterro do Bacanga.

João Paulo II esteve em São Luís em outubro de 1991, durante a segunda viagem oficial ao Brasil, passou pelas principais avenidas da capital maranhense no papamóvel, ao lado do então arcebispo Dom Paulo Ponte e se dirigiu ao Santuário Santo Antônio, onde passou a noite e celebrou uma missa para seminaristas. No dia 14 de outubro, o papa celebrou uma missa campal para aproximadamente 500 mil pessoas no Aterro do Bacanga e falou em defesa da reforma agrária no país.

O Papa João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005, aos 85 anos, após quase 27 anos de pontificado. O Vaticano o declarou santo em 2014.

(Crédito das fotos: Paulo Soares / O ESTADO)

Missa celebra 30 anos da visita do papa João Paulo II a São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.