Ato pacífico

BicicletAto: ciclistas saem da Litorânea até o Centro para pedir segurança no trânsito de São Luís

Ato ocorreu neste Dia Municipal do Ciclista, 11 de julho, e homenageou vítimas de acidentes acidentes fatais.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02

SÃO LUÍS – Ciclistas se reuniram na manhã deste domingo (11), quando é comemorado o Dia Municipal do Ciclista em São Luís, para um ato pacífico em que pediam segurança e educação no trânsito, após duas mortes de pessoas que trafegavam de bicicleta em vias da Grande São Luís.

Em entrevista à repórter Alessandra Rodrigues, da Mirante AM, Jaana Pinheiro, uma das organizadoras do evento, relatou que o ato é uma forma de homenagem aos ciclistas vítimas de acidentes fatais e também uma maneira de pedir mais respeito no trânsito.

“A gente quer chamar atenção pra necessidade mais segurança no trânsito, que não se faz apenas com a implantação de um sistema cicloviário mas, principalmente, pela educação no trânsito, pra que a gente consiga dialogar e manter um convívio harmonioso entre todos os agentes que fazem parte do trânsito. E a bicicleta é um deles. Ela um veículo e trafegar sim nas vias de São Luís. E a gente não é reconhecido como tal pelos motoristas e isso tá na lei”, disse.

O BicicleAto, como foi intitulado pela organização, fez sua concentração e check-in dos participantes por volta das 9h deste domingo no início da ciclofaixa de lazer, na Avenida Litorânea. O percurso, que teve partida às 10h, compreendeu a Litorânea até às sedes da Prefeitura de São Luís (Palácio La Ravardière) e do Governo do Estado (Palácio dos Leões), ambas no Centro. O evento pediu que todos os participantes se vestissem de branco e usassem máscaras.

Continua após a publicidade..

Um dos objetivos do BicicleAto foi entregar ao poder público um abaixo-assinado a favor de ciclofaixas ou ciclovias na Grande São Luís.

Entre os ciclistas lembrados nessa manifestação está Lélio Martins, que morreu em um acidente na sexta-feira (9) na Estrada de Ribamar. “Toda cinco horas da manhã ele se levantava para fazer a pedalada dele”, contou o irmão Lauder Martins, em entrevista à reportagem. Outro ciclista homenageado foi Luiz Gonzaga, que morreu atropelado no último dia 4 na avenida Daniel de La Touche.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.