O Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) conquistou no fim de junho, o prêmio da categoria Projeto Social do F1 in Schools, com a Escuderia Pugnator, no Festival SESI de Robótica.
A equipe da Escola do SESI Anna Adelaide Bello desenvolveu o Projeto Feira Solidária, trabalhando sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, a partir do reaproveitamento do lixo orgânico, desenvolvido nas feiras livres e nas comunidades de São Luís, orientando ainda o descarte correto do lixo nesses locais. A escuderia Pugnator foi formada pelos alunos Izabelle Machado, Giovanna Jorge e Enzo Azevedo e os professores técnicos Luís Fernando Silva e Oswaldo Ramos Neto.
Mais de 20 mil pessoas acompanharam a cerimônia de premiação do Festival SESI de Robótica. Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o maior torneio de robótica do país foi realizado remotamente e contou com a participação de 138 equipes, com cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas.
Com apresentação da jornalista esportiva Glenda Kozlowski, o evento anunciou os vencedores das categorias Torneio SESI F1 in Schools, Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC) e Torneio SESI FIRST LEGO League – Challenge (FLL).
O Festival também contou com a participação virtual de competidores, ex-competidores, técnicos, juízes e convidados especiais, como os influenciadores Rato Borrachudo, Ana Xisdê e Iberê Thenório, criador do maior canal de ciência do Brasil, o Manual do Mundo.
Continua após a publicidade..
A Rede SESI de Educação do Maranhão participou do Festival SESI de Robótica, competindo em duas categorias: FLL e F1 in Schools. As equipes Robotic’s Angels, da Escola SESI Marly Sarney, e Iron League, da Escola SESI Anna Adelaide Bello, concorreram na etapa Nacional da FLL.
Já na F1 in Schools, competiram as escuderias Spartacus, Ragnar e Pugnator, representando a Escola SESI Anna Adelaide Bello e Graffeno, da Escola SESI Marly Sarney.
“Temos que olhar com orgulho, os jovens das Escuderias da Rede SESI de Educação do Maranhão, que com inteligência, criatividade, força, potencial e habilidades digitais, desenvolveram projetos de engenharia visando a sustentabilidade global e a convivência fraterna em um mundo melhor. O Projeto F1 in Schools ajuda o aluno a definir a área profissional que deseja seguir. Estamos mudando o jeito de pensar e agir dos jovens, uma vez que o Projeto inspira e educa em disciplinas STEAM. Sou muito grato por ser técnico da F1 in Schools aqui na Escola SESI Anna Adelaide Bello, destacou o professor Luís Fernando.
Para a aluna e campeã da equipe Pugnator, Giovanna Jorge Rodrigues, “dentro desse projeto, além da parte de design e engenharia, temos que desenvolver um projeto social. E conseguimos ampliar com isso habilidades que não conseguiríamos em outro lugar como foco, organização, responsabilidade que vão servir para o resto de nossas vidas”, destacou Giovanna.
“Mesmo com a pandemia, nesse ano de 2021 realizamos o nosso primeiro torneio regional e tivemos uma boa participação no Festival de Robótica com equipes na FLL e na F1 Schools. A meta é trabalhar mais para obter novos resultados em 2022”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.
Saiba Mais
- Sesi Caxias inova com 1ª Meia Maratona de Revezamento
- Escola SESI Caxias abre 70 vagas, pagas e gratuitas, para Ensino Médio
- Novas unidades do Sesi Indústria do Conhecimento serão instaladas no MA
- Estudantes do SESI conquistam medalhas no JEMS 2024
- Em comemorações aos 75 anos do SESI no Maranhão, escola SESI Araçagi é entregue oficialmente
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias