H1N1/Influenza

São Luís segue até quarta-feira (19) com vacinação contra H1N1 no Terminal da Cohab

Até a próxima quarta-feira (19), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e idosos a partir de 60 anos, podem ser imunizados no Terminal.

Imirante.com, com informações da Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses (Influenza e Covid-19) de forma simultânea. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue com o cronograma de vacinação contra a Influenza/H1N1 nos Terminais de Integração da cidade. Até a próxima quarta-feira (19), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e idosos a partir de 60 anos, podem ser imunizados no Terminal da Cohab, das 8h às 17h.

Leia também:

Governo Federal espera antecipar entrega de vacinas já contratadas

Após indiano testar positivo para Covid em navio no MA, SES identifica mais dois tripulantes com sintomas da doença

"Além dos 62 postos de saúde, que seguem com a vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de São Luís descentralizou ainda mais a imunização para garantir conforto e comodidade à população na hora de se proteger contra a H1N1. Estamos avançando nos grupos prioritários, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide. Também seguimos vacinando nos postos quem perdeu a chamada ou deixou de se vacinar por algum motivo", garantiu o titular da Semus, Joel Nunes.

Ainda este mês, nos dias 20 e 21, das 9h às 17h e no dia 22, das 8h às 12h, a vacinação contra a Influenza estará disponível no Terminal do São Cristóvão. Nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 9h às 17h, a equipe itinerante da Semus aplicará doses no Terminal da Cohama e, por fim, nos dias 27 e 28 de maio, das 9h às 17h, será a vez do Terminal do Distrito Industrial. O Terminal da Praia Grande já recebeu as equipes de vacinação na semana passada.

Continua após a publicidade..

A ação conta com o apoio, também, de bombeiros civis que ajudam a orientar as pessoas, realizam triagem e organizam a fila, para evitar aglomerações e para que as pessoas tenham todos os cuidados sanitários.

Comodidade

A estratégia da gestão municipal de avançar a ampliação da cobertura vacinal agradou Ivar Alves Lopes, de 62 anos. "Fui ao Calhau resolver umas coisas e já aproveitei para me vacinar. Foi rapidinho, economizei a passagem de ônibus e vou voltar para casa protegido", comemorou o funcionário público.

Agnaldo Martins, de 76 anos, também aprovou a ideia. "Fui ao Centro e desembarquei aqui no Terminal da Cohab, perto de casa e já tomei a vacina. Eu gostei muito, porque é mais confortável já que a gente não precisa se deslocar para outro bairro", frisou o aposentado, que fez questão de mostrar o cartão de vacinação da Covid-19, para provar que já poderia tomar a vacina da gripe.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses (Influenza e Covid-19) de forma simultânea. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, devem priorizar a dose contra o novo coronavírus e agendar a vacina contra a Influenza com um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A imunização nos terminais conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que opera na logística da ação, respeitando o uso de máscaras, aplicação de álcool em gel e distanciamento social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.