Rotina

Vacinação infantil segue disponível na rede municipal de saúde de São Luís

Devido à pandemia, algumas coberturas de vacinas importantes registraram queda de 50% ou mais.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Vacinas de rotina estão disponíveis nas unidades e centros de saúde distribuídos pelos distritos em São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Foi iniciada na capital a campanha de vacinação de doses contra Hepatite (A e B), rotavírus, tríplice viral, pólio e outras que fazem parte da rotina das crianças nos primeiros anos de vida. A ação integra o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) e está disponível nas unidades e centros de saúde distribuídos pelos distritos em São Luís, nos postos de imunização de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Nos locais de imunização estão sendo adotados todos os critérios sanitários para a proteção contra o coronavírus. Dentre as medidas, estão a garantia de distanciamento durante o aguardo do atendimento e a disponibilização de álcool em gel, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Além disso, profissionais de saúde nos locais de assistência estão orientados a solicitar aos pais ou responsáveis para que as crianças façam o uso obrigatório de máscaras, como forma de proteção.

Cobertura

Devido à pandemia, algumas coberturas de vacinas importantes registraram queda de 50% ou mais. A BCG, por exemplo, teve, em 2020 (nos primeiros meses do ano), apenas 8,5% da cobertura vacinal prevista. Em 2021, o mesmo índice foi de 3,67%. A Hepatite A teve cobertura, em janeiro deste ano, de apenas 6,12% do previsto.

No caso da rotavírus, em janeiro de 2021, a cobertura foi de 7,27% do previsto. Um dos fatores apontados, sem dúvida, foi a pandemia que inibiu os usuários a procurarem a rede pública municipal.

Continua após a publicidade..

“A vacinação de rotina das nossas crianças segue à disposição da população. Os pais ou responsáveis podem e devem procurar os postos em busca deste atendimento fundamental para o fortalecimento e consolidação da proteção do público infantil”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

Ao nascer, as crianças devem tomar, inicialmente, as doses contra a BCG e a Hepatite B. Com dois meses de vida é aplicada a primeira dose de outras vacinas, como pentavalente, pneumocócica e rotavírus. Com três meses é recomendada a vacina meningocócica C. Outras vacinas são recomendadas após quatro meses de vida.

ALGUMAS VACINAS FUNDAMENTAIS

BCG
Hepatite B
Hepatite A
Penta / DTP
Pneumocócica 10-valente
Rotavírus
Meningocócica C

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.