Vacinação antirrábica será iniciada pela área central de São Luís
Bairros dos distritos Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança também receberão vacinadores que fazem o atendimento em domicílio.
SÃO LUÍS - Moradores do Centro da cidade foram os primeiros a receber a visita dos vacinadores da Prefeitura de São Luís, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início nesta sexta-feira (9) à ação de imunização de cães e gatos.
Além do Centro, também serão beneficiados os animais das áreas Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança. Neste sábado (10), a partir das 8h, os vacinadores - todos credenciados e trajando camisas alusivas à campanha - voltarão à área central da cidade para prosseguir com os trabalhos.
A vacinação antirrábica está sendo feita de casa em casa e vai até o dia 28 do próximo mês, seguindo a cronograma oficial estabelecido pela pasta e utilizando a divisão por distritos da cidade. No total, 228 profissionais - entre médicos veterinários e agentes de saúde - participam da ação.
A secretária da Semus, Natália Mandarino, que participou do início dos trabalhos nesta sexta (9), enfatiza o papel da administração pública na proteção imunológica dos animais. "A raiva é uma zoonose que causa letalidade de praticamente 100% dos animais infectados. A imunização é uma medida de profilaxia da raiva humana e animal, atendendo assim, uma das prerrogativas do Sistema Único de Saúde", enfatizou.
Durante as visitas, os vacinadores obedeceram a critérios de distanciamento com os residentes para se prevenir do coronavírus. A campanha é realizada desde 2013, atingindo um número expressivo de animais, com cobertura vacinal acima de 80% de cães e gatos domiciliados.
Para a dona de casa Adelaide Costa, moradora da Camboa - um dos bairros contemplados nesta primeira fase - a ação é de suma importância. Ela tem um cachorro e um gato em sua residência. "Todos os anos, meus animais são vacinados pela Prefeitura. É super importante para nós sabermos que há esse trabalho", disse.
A raiva apresenta dois ciclos de transmissão: o urbano, que ocorre principalmente entre cães e gatos, com mais incidência em países do terceiro mundo, e o silvestre, que ocorre entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta animais de produção como bovinos, equinos e outros mamíferos, o que reforça controle e vigilância constante dos órgãos de competência.
Cronograma de vacinação
Continua após a publicidade..
Distrito Sanitário - 1: CENTRO (2 dias) 10/10/2020
Distrito Sanitário - 2: ITAQUI - BACANGA (3 dias) 16, 17 e 23/10/2020
Distrito Sanitário - 3: COROADINHO (3 dias) 24,29 e 30/10/2020
Distrito Sanitário - 4: COHAB (3 dias) 31/10, 05 e 06/11/2020
Distrito Sanitário - 5: BEQUIMÃO (2 dias) 07 e 12/11/2020
Distrito Sanitário - 6: TIRIRICAL (4 dias) 13, 14 e 19/11/2020
Distrito Sanitário - 7: VILA ESPERANÇA (3 dias) 21, 27 e 28/11/2020
Saiba Mais
- Projeto torna obrigatória vacinação de animais domésticos
- Faculdade realiza vacinação antirrábica e doação de ração neste sábado (27), em São Luís
- Vacinação antirrábica para cães e gatos encerra neste sábado (25)
- Vacinação antirrábica para cães e gatos ocorre neste sábado (18), em São Luís
- Vacinação antirrábica para cães e gatos ocorre neste sábado (11) em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias