Instituições de ensino superior são condenadas por oferta irregular de cursos
O Instituto de Educação Superior do Brasil (Iesb), localizada em São Luís, oferecia cursos ilicitamente validados pela Faculdade Latina Americana de Educação (Flated).
SÃO LUÍS - Após ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, a Justiça Federal condenou o Instituto de Educação Superior do Brasil (Iesb) e a Faculdade Latina Americana de Educação (Flated) por conta do oferecimento irregular de cursos de graduação mediante convênio, descumprindo as normas regulatórias do Ensino Superior.
De acordo o MPF-MA, o Iesb não possui credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e, por isso, não pode ofertar cursos de ensino superior e, consequentemente, não pode proceder a emissão de diplomas de graduação. Além disso, a Flated, instituição que firmou convênio com a Iesb, apesar de possuir autorização do MEC para atuar na área de educação, está restrita apenas à modalidade presencial na sede, ou seja, na cidade Fortaleza (CE), não podendo desenvolver suas atividades do Maranhão.
Continua após a publicidade..
Assim, a Justiça Federal decidiu pela suspensão de todas as atividades de ensino da Iesb que não possuam autorização e credenciamento do MEC, pelo pagamento de danos materiais, referentes aos valores pagos pelos alunos desde a celebração do contrato, bem como pela indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, para cada aluno prejudicado. A Flated deve se abster de ofertar cursos de graduação ou extensão no Maranhão, sem autorização do MEC, bem como através de convênios com instituições não credenciadas. Os acordos entre as instituições de ensino tornam-se nulos.
Saiba Mais
- Justiça determina obras emergenciais no prédio da antiga sede da Conab, em São Luís
- MPF denuncia empresários maranhenses suspeitos de golpe de pirâmide que causou prejuízo milionário a investidores
- Prazo para comprovação da inscrição do Processo Seletivo de Estágio 2022 do MPF se encerra hoje (9)
- Justiça Federal condena ex-prefeito e ex-secretárias de Saúde por irregularidades em licitação
- Ex-prefeito é condenado por aplicação irregular de recursos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.