Mercado de trabalho

Ambientes coletivos de trabalho se tornam uma realidade em São Luís

Tendência mundial, a atividade é conhecida como "Coworking" e está disponível na capital maranhense.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Os escritórios oferecidos pelas empresas desse formato contam com uma boa estrutura de trabalho. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Seguindo a tendência mundial que incentiva o trabalho de profissionais independentes, São Luís conta, há mais de um ano, com espaços disponíveis para a prática do coworking. Os escritórios compartilhados ganham cada vez mais adeptos, por sua capacidade de integrar economia, conforto e praticidade.

Apesar de ser pouco conhecido pelos maranhenses, o coworking está presente no Brasil há alguns anos. Estima-se a existência de mais de 100 espaços voltados para esta iniciativa entre os brasileiros. A atividade nasceu da necessidade dos profissionais em conseguir conciliar, em um universo democrático, o deslanchar de seus projetos, sem precisar se preocupar com o isolamento do home office, ou com os altos custos dos aluguéis de salas comerciais.

Os escritórios oferecidos pelas empresas desse formato contam com móveis planejados, cortinas privativas, estacionamento e auditório, além da possibilidade de se ter um endereço corporativo.

“Sempre gostei de economia colaborativa, achei que poderia fazer mais com menos. Essa ideia começou a ganhar força para a área da saúde em 2012. Estudando, descobri esse tipo de negócio, o chamado coworking”, conta o médico Odivaldo Souza, adepto do coworking.

Para Souza, essa é uma promissora oportunidade para o mercado de trabalho brasileiro, que tem fechado as portas para os profissionais. “Quem escolhe trabalhar no coworking, tem à disposição, no mesmo lugar, clientes e divulgadores do seu negócio. É importante acrescentar também que a prática proporciona a vantagem de horários flexíveis, melhorando a qualidade de vida e a maximização do tempo”, ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.