SÃO LUÍS - Na manhã desta quarta-feira (29), motoristas de táxis-lotação realizaram um protesto em frente à Câmara Municipal de São Luís. Segundo o presidente da Cooperativa de Táxi e Transporte da Área Itaqui-Bacanga (Coopetaib), Charles Silva, eles estavam reivindicando o direito de trabalhar. Entenda o caso:
Apreensão
No último dia 21, quatorze táxis-lotação foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), com apoio da Polícia Militar, no bairro Centro. A apreensão resultou em tiros, correria e gritos. Segundo a categoria dos "carrinhos", como também são conhecidos os táxi-lotação, houve uso excessivo de força durante a operação.
Continua após a publicidade..
Situação legal
A atuação de táxis-lotação é ilegal em São Luís, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), embora atenda à necessidade dos moradores da área Itaqui-Bacanga, que são prejudicados com a carência de transporte coletivo. De acordo com a legislação, transportar passageiros de forma remunerada e sem a autorização do Município é uma infração na qual o motorista é multado e pode ter o veículo apreendido.
No entanto, os manifestantes, que utilizavam um carro de som no qual o presidente da categoria falava, afirmavam que estão buscando formas de se legalizarem, já que o objetivo principal é trabalhar.
Saiba Mais
- Manifestantes se reúnem em protesto contra morte de jovem brutalmente assassinada no MA
- Trabalhadores rurais bloqueiam BR-316 em protesto contra a grilagem de terras
- Manifestantes bloqueiam Terminal do São Cristóvão após assalto a ônibus
- Pais de alunos de escola no povoado Cajarizinho, em Cajari, reclamam que alunos estão sem aula
- Comunidade interdita MA-125 para cobrar melhores condições na estrada
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias