SÃO LUÍS - Ao anunciarem, oficialmente, o 2º turno para disputa ao cargo de prefeito de São Luís, durante coletiva na noite de ontem (2), os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, comemoraram a tranquilidade com que o processo de votação ocorreu em todo o Estado, elogiando o esquema montado pelas forças de segurança.
Leia também: Braide surpreende e leva disputa para 2º turno em São Luís
“Foi uma vitória significativa para o nosso planejamento. Uma vitória também que insisto em dizer do bem contra o mal, contra aqueles que apostaram que não haveriam eleições por conta das badernas e violência. Nosso sistema de segurança funcionou com muita competência. Todas as nossas previsões, nossas ações, se concretizaram de forma positiva e temos um resultado recorde de tempo. Isto que é democracia funcionando, isto que é transparência, isto que é eficiência sobretudo. Essa satisfação é minha e do corregedor”, declarou Serejo.
Antes da votação iniciar esta manhã, ainda na madrugada de sábado para domingo, uma urna foi substituída por ter sido queimada após ataque criminoso à escola Nice Lobão da Vila Kiola. Durante a votação, que ocorreu entre as 8h e 17h, 119 urnas apresentaram problemas, sendo que 98 foram substituídas pelas de contingência e as demais (21) os profissionais de apoio às eleições conseguiram solucionar as falhas registradas.
Nesse sábado (1º), véspera das eleições no país, os ministros Gilmar Mendes, presidente do TSE, e Raul Jungmann, do Ministério da Defesa, estiveram na sede do Regional maranhense para declarar apoio incondicional para que as eleições transcorressem com normalidade, tendo em vista os casos de violência registrados nos últimos dias em São Luís.
Foram 52 municípios do Maranhão para onde o Tribunal Superior Eleitoral autorizou atuação de força federal, entre elas, as 4 cidades que formam a região metropolitana: São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. No total, 1.290 homens do Exército e 9 mil das polícias federal, militar, civil, rodoviária e corpo de bombeiros trabalharam na escolta, guarda de urnas, policiamento ostensivo e atividades de inteligência para prevenção de incidentes.
Apuração e resultado
O TRE-MA começou a apurar os primeiros resultados às 17h10 e às 17h55 os eleitores da cidade de Paraibano já sabiam quem eram os eleitos para prefeito e vereador. Às 19h51 foi a vez do resultado em São Luís ser conhecido: disputarão o 2º turno os candidatos Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide. A totalização de todos os dados dos 217 municípios foi concluída à 00h45.
Em São Luís, onde estavam aptos a votar 659 mil 779 eleitores, a abstenção registrada foi de 14,87% (92.804). Brancos somaram 16.535 e nulos 25.449. No estado deixaram de votar 733 mil e 75 eleitores, o que corresponde a 15,90% do total apto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.