Saúde

Planos de saúde serão obrigados a cobrir teste de zika

Resolução Normativa da ANS obriga operadoras a assegurarem exame para gestantes e bebês.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
O teste sorológico (IgM) identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG verifica se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida. ( Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS – A partir deste mês de julho planos de saúde serão obrigados a cobrir a realização de exames de Polymerase Chain Reaction (PCR) para detecção do zika vírus nos primeiros dias da doença.

De acordo com o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), os testes são assegurados para gestantes, bebês cujas mães tenham diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como os recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo zika.

As operadoras de planos de saúde têm até 6 de julho para se adequarem às novas regras. Caso o consumidor identifique recusa por parte dos planos em realizar os exames, deve formalizar uma reclamação pelo aplicativo Procon/MA, também pelo site ou em uma das unidades físicas de atendimento do órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.