Meio ambiente

Relatório da Sema aponta: todas as praias da Região Metropolitana estão impróprias para banho

Não é bem pelo tempo que promete ficar nublado que os planos devem ir, literalmente, por água abaixo.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Mapa: Divulgação / Sema.

SÃO LUÍS – Vai curtir o feriadão do Trabalhador na orla de São Luís? Quer tomar aquele banho de mar? Pois é bom pensar duas vezes antes de entrar na água. Não é bem pelo tempo que promete ficar nublado que os planos devem ir, literalmente, por água abaixo.

O relatório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) do dia 28 de abril informa as condições de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís, resultante dos laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de acordo com o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre os referidos órgãos – leia o laudo na íntegra.

Para o laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. Todas as praias foram consideradas impróprias para banho, ou seja, não atenderam aos critérios de amostragem inferiores a 400 Enterococos/100 mL (NMP) – o que, traduzindo, significa grande quantidade de esgoto lançado ao mar nas regiões citadas.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 28 de março e 26 de abril, integrando uma série de acompanhamento semanal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.