SÃO LUÍS - Em entrevista à Rádio Mirante AM, realizada na manhã desta quarta-feira (8), a diretora geral do Hospital Aldenora Bello, Rachel Jorge Dino Cossetti, falou sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado hoje (8). "É um dia para lembrar toda a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer", afirmou.
Uma vez diagnosticado, o tratamento dos pacientes é realizado em hospitais especializados. Mas, as políticas de saúde pública devem ser melhoradas, segundo ela. "Temos um deficit na demanda de radioterapia, que é um problema nacional, devido à falta de disponibilidade de aparelhos. Os aparelhos de radioterapia, assim como os especialistas nessa área, ainda são em número inferior e acaba gerando uma lista de espera", informou Cossetti.
Para ela, o problema da prevenção e do diagnóstico precoce está na rede básica de saúde. Uma simples queixa de dor, sangramento ou perda de peso pode ser diagnóstica como um câncer.
Como forma de prevenção, as mulheres contam com o exame preventivo ginecológico, além da mamografia para aquelas com mais de 40 anos. Já os homens devem procurar um urologista, também, a partir dos 40. Essas ações de prevenção devem ser buscadas na rede básica, segundo a diretora.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.