Dicas de

Saúde vascular: saiba como evitar dores nas pernas no verão

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O inchaço, formigamento e sensação de peso nas pernas são queixas corriqueiras no verão. Esses incômodos afetam, normalmente, profissionais que costumam passar longos períodos sentados ou na mesma posição.

A circulação sofre alteração nas altas temperaturas porque os vasos sanguíneos passam por uma vasodilatação para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo estável. “Essa reação do organismo para compensar a temperatura causa o extravasamento dos líquidos que estão presentes nas veias”, afirma o angiologista Ary Elwing,especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Assim, prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e, consequentemente, dificulta o seu retorno. Outro fator que colabora para o surgimento de inchaço corporal é que durante o verão as pessoas ingerem uma quantidade maior de líquidos e, em alguns casos, ela pode ficar acumulada no corpo. “Não deixe os membros inferiores sem movimentação porque faz com que o bombeamento de sangue na região fique comprometido”, orienta o médico.

Prevenindo as dores nas pernas

O especialista afirma que, para quem trabalha sentado, a recomendação é levantar a cada hora para mexer as pernas e, com isso, ativar a circulação do sangue e facilitar o retorno venoso. “Realize atividades físicas como caminhada, corrida e hidroginástica, pois aumentam o fortalecimento da região e estimula o funcionamento adequado da circulação”, descreve Elwing.

Os cuidados com a alimentação também não devem ser deixados de lado. O individuo deve evitar o consumo de produtos industrializados porque são fontes de sódio e podem aumentar a retenção de líquidos, causando o inchaço. “Invista em alimentos diuréticos, pois eles ajudam a eliminar o excesso de líquidos do corpo através da urina. Entre alguns dos mais recomendados são: limão, melão, melancia, maracujá, morango e orégano”, recomenda o angiologista.

Antes de dormir, coloque dois travesseiros no final da cama e deixe as pernas elevadas pelo período de 30 minutos, pois ajuda no retorno do sangue. “Se for realizar uma viagem de longa distância, opte pelo uso de meias elásticas que melhoram a circulação. Outra medida importante é evitar o excesso de peso porque pode causar uma sobrecarga do sistema venoso e contribui para o surgimento de inchaço”, diz Ary.

Fique atento!

É importante ressaltar que se as pernas apresentam inchaço com frequência,, principalmente, no momento que você acorda, o ideal é buscar ajuda de um médico, pois pode indicar problemas cardíacos e renais. “A procura pelo médico deve ocorrer, em especial, se existe casos de histórico de familiares que sofrem trombose ou outros problemas circulatórios mais graves porque é necessário o uso de medicamentos com ação anticoagulante”, conclui Elwing.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.