SÃO LUÍS - O juiz José dos Santos Costa, titular da 2ª vara da Infância e Juventude de São Luís, divulgou nesta semana o resultado da inspeção realizada nas unidades de internação e semiliberdade da capital. São elas o Centro de Juventude Canaã, localizado no Vinhais; o Centro da Juventude do Alto da Esperança, no bairro Alto da Esperança; Centro da Juventude Eldorado, no Turu; Centro da Juventude Florescer, no bairro do Anil; e o Centro da Juventude Nova Jerusalém, no bairro do Turu.
Durante a inspeção, referente aos meses de janeiro e fevereiro, foi constatado que em todas as unidades a estrutura de atendimento é insuficiente, e falta procedimento formal em todas as unidades. Entre as medidas adotadas, os 16 adolescentes que estavam na unidade Centro da Juventude Florescer, no Anil, foram transferidos para o Centro da Juventude Canaã, no Vinhais.
Outras medidas a serem adotadas pelas unidades são: solicitar à Fundação da Criança e Adolescente (Funac) quanto à construção em caráter emergencial da unidade metropolitana em Paço do Lumiar, para 70 vagas, que foi suspensa na fase de terraplanagem por resistência da população e de embargos do município.
Continua após a publicidade..
A vara determinou, ainda, que deverão ser solicitadas dos juízes guias e anexos para execução de medida socioeducativa de adolescente originário de outras comarcas.
O relatório da inspeção da 2ª Vara sugere à Corregedoria Geral da Justiça a edição de ato para que as unidades socioeducativas liberem os adolescentes internados provisoriamente ao término do prazo legal de 45 dias, salvo se houver decisão em contrário.
Saiba Mais
- Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil
- Empresas não protegem crianças na internet, dizem 9 em cada 10 pessoas
- Veja as regras para acolhimento de crianças ameaçadas de morte
- Dalai Lama se desculpa após vídeo em que beija menino
- MP-MA fiscaliza presença de crianças e adolescentes em bares em São Bento e Bacurituba
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias