Fiscalização

Verificação de taxímetros em São Luís ocorre até 31 de março

Mais de dois mil táxis devem fazer a verificação; O taxista deve fazer seu agendamento no sindicato da categoria.

Divulgação/Inmeq

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS – O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no Maranhão, iniciou nessa terça-feira (10), na Via Expressa, em São Luís, os testes de pista para verificar se o valor cobrado pelos taxímetros está de acordo com a quilometragem percorrida.

O processo de verificação dos taxímetros será realizado até o dia 31 de março, e os 2.014 táxis que circulam em São Luís devem submeter à verificação. O taxista deve fazer seu agendamento no sindicato da categoria. Em seguida, entregar a documentação, pagar a taxa de verificação e só depois, então, agendar a data do teste de pista. A meta é fazer a verificação de 60 equipamentos por dia.

Os testes de pista estão sendo realizados na Via Expressa com os veículos que já fizeram a alteração do valor das tarifas nas oficinas credenciadas pelo Inmetro. A verificação é feita pelo técnico do INMEQ-MA que acompanha o veículo num percurso de dois quilômetros na bandeira I e dois quilômetros na bandeira II, além de verificar condições de outros itens dos carros.

“O objetivo desse teste é garantir que o consumidor pague o preço justo. Se o taxímetro for aprovado no teste de pista, ele recebe o selo do Inmetro e o táxi fica liberado para cobrar a nova tarifa”, explica o diretor técnico do INMEQ-MA, Zois Gantzias.

Continua após a publicidade..

Durante os testes de pistas, a Gerência de Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) também realiza uma ação educativa sobre a conduta dos taxistas em relação aos consumidores. “É uma parceria importante, pois quem ganha é o consumidor com atuações mais completas”, destacou o diretor da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Duarte Júnior.

O diretor do Procon-MA disse que a ação desta terça-feira, no que diz respeito aos táxis, visa informar sobre os direitos do consumidor, mais precisamente sobre a importância do uso e a exigência da cobrança de acordo com o taxímetro, e sobre questões relacionadas aos direitos do taxista, como a recusa de determinado passageiro ou objeto que submeta sua vida, saúde e segurança.

O reajuste da corrida de táxi foi autorizado pela Prefeitura de São Luís em dezembro do ano passado e entrou em vigor esta semana. Os valores foram reajustados para R$ 2,50 (Bandeira I) e R$ 2,90 (Bandeira II). A verificação do taxímetro é feita anualmente pelo INMEQ-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.