São Luís

Operação vai coibir invasão de ambulantes no Centro

A partir de segunda-feira (1º), fiscais da Semurh reforçarão vistorias na Rua Grande e transversais.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Fiscais reforçarão vistorias na Rua Grande. (Biné Morais / O Estado)

SÃO LUÍS - Com a proximidade do Natal, o número de vendedores informais começa a aumentar na Rua Grande e transversais. Segundo a Associação dos Vendedores Ambulantes e Similares de São Luís (Avasem), em 15 de dezembro começa o período com o maior número de ambulantes no Centro, a maioria temporária, atuando apenas no período natalino em busca de renda extra. Por isso, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) realizará, a partir do dia 1° de dezembro, a Operação de Natal para disciplinar o espaço público.

Atualmente, no Centro da capital atuam pelo menos 2,5 mil vendedores informais, segundo a Avasem. Mas esse número sobe a partir de novembro, chegando ao seu ápice na segunda quinzena de dezembro. Os vendedores informais se concentram, sobretudo nas transversais da Rua Grande, ocupando a via quando as lojas começam a fechar, no início da noite. “Muitos vendedores ambulantes deixam os seus pontos em outras localidades e migram para o Centro, mas a maioria vai embora logo que começa o ano. São vendedores que ficam temporariamente no Centro por causa do grande movimento de pessoas e da possibilidade de melhores vendas”, afirmou Carlos Cunha dos Santos, presidente da Avasem.

Leia mais na edição, desta sexta-feira (28), do jornal O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.