Polícia Militar

Inaugurada a sede do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão

As obras da nova sede do BPA da Polícia Militar foram orçadas em cerca de R$ 2.250.000

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Inaugurada a nova Sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar, no Parque Estadual do Bacanga, no Coroadinho, em São Luís. A solenidade, realizada nesta quarta-feira (26), contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Genilde Campagnaro, representando a governadora Roseana Sarney. “A falta de ações para a preservação do meio ambiente acarreta em prejuízos para a sociedade”, declarou Genilde campagnaro.

As obras da nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar foram orçadas em cerca de R$ 2.250.000, viabilizadas com recursos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

“O Batalhão tem a missão especial de fiscalizar e implementar políticas ambientais em todo o estado, sendo necessário contar com uma estrutura adequada para suas atividades”, ressaltou o coronel Alves, comandante do Policiamento Metropolitano. Ele disse que a nova sede representa um avanço nas ações de combate ao crime ambiental.

A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) ficou responsável pela pavimentação, urbanização, paisagismo de toda a área, a construção dos muros e da guarita. Já à Secretaria de Segurança Pública (SSP) coube a aquisição da mobília e dos equipamentos.

A nova sede do BPA ocupa um terreno de 16.254,83 m², sendo 1 mil m² de área construída e terá o mesmo padrão de construção das Unidades de Segurança Comunitária (USCs): prédio moderno e funcional com área do entorno pavimentada e urbanizada cercada por muros.

Em sua estrutura vai contar com um centro de operações, com sala de videomonitoramento, recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando e subcomando, refeitório, área de convivência, auditório com capacidade para 60 lugares, além de uma sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro de ensino para oferecer aulas de informática aos jovens e adolescentes da região.

O novo prédio conta, ainda, com salas setoriais destinadas aos serviços administrativos, de inteligência, de análises de dados (instrução e cadastro) e de administração de materiais (vistorias e tombamentos).

“São vinte anos de espera por uma estrutura digna de trabalho, saímos de uma casa pequena para um prédio moderno e bem estruturado”, declarou o comandante do Batalhão, coronel Adenilson de Santana. Ele disse que ganha a corporação e a sociedade que passa a dispor de um órgão preparado para realizar as operação de preservação ao meio ambiente.

Atualmente o Batalhão de Polícia Ambiental tem um efetivo de cerca de 100 policiais e três viaturas. A corporação especializada atua não só na área metropolitana de São Luís, mas em todo o estado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Fundação Nacional do Índio.

Na capital, o BPA realiza operações de fiscalização em diversos locais. Entre eles, na Praia Grande, na Rampa Campos Melo e na Ponta da Espera. Também dá apoio em operações de fiscalização da Sema e averigua denúncias de maus tratos a animais ou de porte de animais silvestres, recebidas por meio do Disque-Denúncia.

Homenagem

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar leva o nome do “Tenente João Baldez Neves Filho”, um dos primeiros a trabalhar na unidade, onde permaneceu 22 anos até o seu falecimento, em outubro de 2013, de ataque cardíaco. A mulher do militar, Conceição Neves, acompanhada de familiares, participou da solenidade e fez o corte da fita de inauguração da nova sede. “É um orgulho para nós esse reconhecimento pelo trabalho prestado pelo meu marido, um dos primeiros a trabalhar aqui, numa simples casa e hoje um Batalhão que leva o seu nome”, declarou.

Histórico

O BPA foi criado em abril de 1991 como Batalhão Florestal e tornou-se Batalhão de Policiamento Ambiental em 2004. Tem como missões exercer o policiamento ostensivo na área ambiental, zelando pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da flora e da fauna silvestres em todo o Estado e atuar de forma preventiva orientando e fiscalizando atividades que possam causar a degradação do meio ambiente, além de promover a educação ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.